por 16:06 Sem categoria

Primeira Câmara Itinerante do ano é realizada no Ouro Verde

Primeira Câmara Itinerante do ano é realizada no Ouro Verde

População cobrou mais atenção com toda a região do Porto Meira

O Parque Ouro Verde, localizado na região do Porto Meira, recebeu na última quarta-feira (10) a primeira sessão da Câmara Itinerante de 2010. Dos 15 vereadores que legislam na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, cinco estiveram presentes, entre eles o presidente da Casa de Leis, Carlos Juliano Budel (PSDB), Nanci Rafain (PDT), Hermógenes de Oliveira (PMDB), Rodrigo Cabral (PSB) e José Carlos Neves (PMN).

A comunidade participou reivindicando melhorias nos bairros da região, principalmente em relação aos alagamentos, ruas não asfaltadas, pouca sinalização das vias, postos de saúde ineficazes, entupimento de bocas de lobo, entre outras.

O presidente do Parque Ouro Verde, Itamar Sauer, disse que faltam vagas nas creches, uma reforma no ginásio que há muito vem sendo prometida faixas de pedestres e calçadas nas principais vias e, principalmente asfaltamento nas ruas que dão acesso às escolas e creches existentes no bairro. “As mães não conseguem levar as crianças até a porta da creche. Precisa segurar o filho em um braço e o carrinho em outro porque não tem como andar nessas ruas”, defendeu.

O morador do Jardim Cataratas, Ariel Jacquemin, reclamou do posicionamento dos vereadores frente à tramitação de um Projeto de Lei que trata dos funcionários públicos. “Tem vereador trabalhando contra o funcionário público. Fazendo discurso em cima do muro, sem tomar uma posição”. Ele ressaltou ainda que a Avenida Morenitas sofre frequentemente com alagamentos e o problema nunca é resolvido. Outros moradores reclamaram da mesma situação. Margarete Eberhardt diz já não poder sair de casa com medo de sofrer mais prejuízos quando acontecem as enchentes. “A água na minha casa chega até o joelho”, afirmou.

Renato dos Santos, estudante, diz sentir-se incomodado com o descaso em relação à limpeza urbana. Para ele, os maiores problemas são os esgotos a céu aberto e os entulhos que não são recolhidos pela prefeitura. A professora Maria Lucevania Morais, que trabalha no Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva pede maior atenção com a segurança na região.

“Ocorrem muitos assaltos ao redor da escola por conta do matagal que não é roçado e a iluminação que não é eficaz. Eu já fui assaltada saindo do trabalho”, conta. O professor Nelson Pereira de Lima pediu para que o Posto de Saúde da Vila Adriana tenha atendimentos nos períodos da tarde e da noite.

A Câmara Itinerante é um espaço onde os cidadãos podem contribuir com o desenvolvimento do Município a partir de sugestões, reivindicações, reclamações e denúncias. A próxima será realizada no dia 24 deste mês na Assemib, localizada na Vila A. Este trabalho surgiu como uma forma de aproximação entre os vereadores e a comunidade e é constituída por reuniões em diversos bairros da cidade, onde os moradores da região podem ocupar a tribuna e apresentar suas idéias.

TURISMO NA GRADE EXTRACURRICULAR SOFRE VETO
Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na quinta-feira, dia 11, foi mantido o veto ao projeto dos vereadores Carlos Juliano Budel e Rodrigo Cabral determinando que as escolas públicas municipais introduzam na grade extracurricular visitas obrigatórias aos pontos turísticos e culturais de Foz do Iguaçu.

Segundo eles, as crianças da 4ª série do ensino público poderiam conhecer pontos como Parque Nacional e Itaipu. “Não existe despesa. É tudo uma questão de planejamento e de entendimento da Prefeitura com o Transporte Coletivo, que pode disponibilizar ônibus. Esse é um projeto de extrema importância.”, afirmou o vereador Carlos Budel ao defender o Projeto.

Mesmo pedindo apelo aos demais vereadores, alegando ainda que de 1993 a 96, 47 escolas visitavam os atrativos da cidade sem custo algum, o Veto do Prefeito Municipal, Paulo Mac Donald, foi mantido por diferença de um voto.

Também foi aprovado em segunda votação o projeto oriundo do Executivo autorizando a alienação mediante licitação de imóveis de propriedade do Município. 

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com