Written by 14:32 Curitiba • 6 Comments

Prefeitura fecha 230 vagas de albergue para moradores de rua no Centro de Curitiba

Prefeitura fecha 230 vagas de albergue para moradores de rua no Centro de Curitiba

Até o fim deste mês, a central de resgate social da rua Conselheiro Laurindo, em Curitiba, será completamente desativada. A unidade é histórica e havia sido fundada em 1922 como Casa de Socorro aos Necessitados, sendo posteriormente nomeada como FAS/SOS e assumida pela Prefeitura nos anos 90.

O fechamento da unidade significa o fim de 230 vagas do local mais central destinado a moradores de rua. Segundo a FAS, comandada pela primeira-dama, Márcia Fruet, a decisão tem a finalidade de descentralizar o serviço de atendimento. Porém, segundo ativistas de direitos humanos, a medida é incerta, já que a maioria dos moradores de rua escolhe justamente o Centro para morar e o número tem aumentado bastante nos últimos anos.

Pelo seu perfil no Facebook, o ex-prefeito Rafael Greca, fundados da FAS/SOS, criticou o fechamento da unidade e disse que a política social da cidade é vítima de incompetência.

“Luto curitibano. Acaba de falecer, aos 21 anos, vítima da incompetência e da falta de vontade em bem servir, a FAS SOS, à rua Conselheiro Laurindo. Aberta na minha gestão de prefeito. Tinha capacidade para até 500 moradores de rua, com instalações para banho, albergagem, médico, dentista, e até pedicuro. Terá Curitiba piorado?”, disse Greca.

(Visited 15 times, 1 visits today)

Close