Arquivos

Categorias

Prefeitura fecha 230 vagas de albergue para moradores de rua no Centro de Curitiba

Prefeitura fecha 230 vagas de albergue para moradores de rua no Centro de Curitiba

Até o fim deste mês, a central de resgate social da rua Conselheiro Laurindo, em Curitiba, será completamente desativada. A unidade é histórica e havia sido fundada em 1922 como Casa de Socorro aos Necessitados, sendo posteriormente nomeada como FAS/SOS e assumida pela Prefeitura nos anos 90.

O fechamento da unidade significa o fim de 230 vagas do local mais central destinado a moradores de rua. Segundo a FAS, comandada pela primeira-dama, Márcia Fruet, a decisão tem a finalidade de descentralizar o serviço de atendimento. Porém, segundo ativistas de direitos humanos, a medida é incerta, já que a maioria dos moradores de rua escolhe justamente o Centro para morar e o número tem aumentado bastante nos últimos anos.

Pelo seu perfil no Facebook, o ex-prefeito Rafael Greca, fundados da FAS/SOS, criticou o fechamento da unidade e disse que a política social da cidade é vítima de incompetência.

“Luto curitibano. Acaba de falecer, aos 21 anos, vítima da incompetência e da falta de vontade em bem servir, a FAS SOS, à rua Conselheiro Laurindo. Aberta na minha gestão de prefeito. Tinha capacidade para até 500 moradores de rua, com instalações para banho, albergagem, médico, dentista, e até pedicuro. Terá Curitiba piorado?”, disse Greca.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.