Arquivos

Categorias

Prefeitura de Foz realiza mutirão em cinco bairros simultaneamente

O prefeito Reni Pereira conseguiu com esta iniciativa, reduzir o risco de doenças transmitidas por roedores e mosquito da dengue, e deixar a cidade mais bonita

limpeza foz

A Prefeitura de Foz do Iguaçu realizou neste fim de semana, mais um mutirão de limpeza. Juntamente com ações de recolhimento de lixos e entulhos da cidade, foram realizados serviços de recuperação de estradas rurais e manutenção em bocas de lobo. A ação aconteceu em cinco bairros da cidade – Beverly, Cidade Nova, Jardim America, Três lagoas e Arroio Dourado – e foi desenvolvido pela Secretaria de Obras, através da Diretoria de Serviços e Manutenção.

No Beverly Falls Parque, foram retirados mais de 300 metros cúbicos de entulho e desativadas duas áreas de ‘paintball’. – local para prática de esporte de combate. Na Vila C de Itaipu, o trabalho ficou concentrado na cerca do Refugio Biológico, que passa pelo processo pela terceira vez, em menos de doze meses. Os moradores costumam jogar galhos de arvores, resto de construção e outros tipos de detritos no local.

No Arroio Dourado, o prefeito Reni Pereira determinou a recuperação da estrada que dá acesso às propriedades, que estava totalmente comprometida devido às nascentes de água. A via, que é utilizada por transporte coletivo, fica intransitável, mesmo em período de seca, devido ao fato de a água invadir determinados trechos. Para solucionar o problema, construído um bueiro de manilhas e elevado o nível da estrada.

Reni Pereira falou que os mutirões, que acontecem desde o ano passado, abriram um importante canal de comunicação entre a população e o poder público. ‘Também começamos a perceber mudanças de comportamento na população. A cidade está mais limpa e as pessoas preocupadas em depositar o lixo no lugar certo’, disse. ‘Assim, prevenimos doenças e deixamos a nossa cidade mais bonita’.

Pereira disse ainda que assumiu uma cidade com números alarmantes de casos de dengue e com lixo e entulhos por todos os lados. ’Iniciamos essa ação timidamente e hoje tomou corpo’, disse o prefeito. ‘Todos os sábados, o pessoal vai para as ruas e realiza aquele trabalho que, normalmente, demoraria em fazer devido à grande demanda da Secretaria de Obras.

O secretário de Obras, Cristiano França, falou da criação da linha direta de contato com o cidadão, fator que contribui para o sucesso do trabalho. ‘Anteriormente, a equipe saia às ruas e verificava a situação de risco. Hoje a população vem até nós. As pessoas ligam e solicitam a limpeza no bairro. Vamos atendendo de acordo com a programação ou emergência da situação. Notamos que a população vem correspondendo, e a cidade está ganhando um novo visual

Paulo Fernandes Batista, o novo diretor da DISM, que acompanha a ação desde o início, fez um comparativo de quando começaram a trabalhar. ‘Hoje, apesar de acanhada, já se pode perceber mudança de comportamento. O resultado desse trabalho é altamente positivo’, explicou. ‘Mas o sucesso é graças aos servidores de todas as secretarias envolvidas, que se dispõem a trabalhar aos sábados e feriados para cuidar da nossa cidade. Muita coisa não teria acontecido se não fosse a disponibilidade desses funcionários’, disse o diretor

Agilidade
A resposta imediata a solicitação da população, considerando a gravidade do problema, está sendo determinante para o resultado e satisfação dos iguaçuenses. Afrânio de Oliveira, coordenador do Comitê da Dengue, também participa dos mutirões e lembra que o trabalho não pode ser interrompido. ‘Os pneus que são encontrados, recebem a destinação correta para evitar a exposição, e o conseqüente risco de criadouro do mosquito aedes egiptys. Além de limpar a cidade, juntamente com a Defesa Civil, conversamos com lideranças nas comunidades para orientar o morador sobre o perigo de doenças. O trabalho não pode parar’.

No final do dia, o prefeito Reni Pereira fez questão de ir até os locais onde foi realizado o mutirão e de conversar com alguns moradores. Ele ratificou a parceria estabelecida entre o cidadão e a administração pública. ‘Conhecemos os problemas enfrentados pela população e estamos fazendo uma administração voltada para a coletividade. Estamos lutando pela solução de problemas que foram deixados de lado por décadas, mas que tanto maltratam a cidade. A nossa preocupação é com o bem estar da população; com a dignidade do nosso povo’, finalizou o prefeito. (AI/DISM)