Arquivos

Categorias

Prefeitura de Curitiba apresenta aos juízes e funcionários do TJ medidas de incentivo a inclusão

Um pouco das limitações e dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência nas tarefas cotidianas foram testadas na prática, nesta terça-feira (27/11), no auditório do Tribunal de Justiça do Paraná. O local recebeu o I Seminário de Acessibilidade e Inclusão do TJ. A experiência prática de se colocar no lugar do deficiente foi levada ao evento pela Assessoria da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba.

No auditório estavam juízes e funcionários do Tribunal. “Num exercício simples como esse podemos imaginar o esforço e força de vontade dessas pessoas para circularem nas cidades, além da paciência que elas devem ter com o poder público que tem evoluído, mas que precisa fazer mais por elas”, disse o técnico judiciário Jeferson Lorenzett, que testou andar por rampas numa cadeira de rodas.

As rampas com vários níveis e as cadeiras foram levadas ao auditório pela Assessoria da Pessoa Com Deficiência, bem como as intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que fizeram tradução simultânea das palestras do seminário. Antes das experiências, a Coordenadora da Assessoria da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, fez uma palestra e explicou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba na inclusão.

“Hoje estamos num modelo social de inclusão muito melhor do que anos atrás em função dos avanços da legislação e, principalmente, por ações como está do Tribunal de Justiça, pois onde não há informação o preconceito prevalece”, destacou Denise.

Segundo dados da Assessoria da Pessoa com Deficiência, em Curitiba existem atualmente cerca de 400 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Considerando a região metropolitana são cerca de 600 mil pessoas com alguma limitação.

Por meio da Assessoria, a Prefeitura de Curitiba presta uma série de serviços para essa população com oferta de emprego, contação de história em Libras para os deficientes auditivos, apoio jurídico, oferta de interpretação em Libras para eventos e outros atendimentos.

O objetivo do seminário foi ampliar a conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, em atendimento às determinações contidas na Resolução nº 230, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o evento, o professor Eroulths Cortiano Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordou o tema “A incapacidade civil, os diferentes e o Estatuto da Pessoa com Deficiência: construindo um novo direito”.

link de acesso
http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/funcionarios-e-juizes-enfrentam-dificuldades-dos-cadeirantes/48444