Arquivos

Categorias

Prefeito Rafael Greca sanciona lei histórica que permite o início da eletrificação da frota de ônibus de Curitiba

O prefeito Rafael Greca sancionou, nesta quarta-feira (20/12), a Lei 16.276/2023, que prevê a aquisição dos primeiros 70 ônibus elétricos do transporte coletivo de Curitiba, com investimento de R$ 317 milhões. Os primeiros ônibus elétricos de Curitiba devem começar a rodar no transporte coletivo em maio de 2024, segundo estimativa da Urbs, que gerencia o transporte coletivo da cidade.

“É uma lei histórica. O futuro começa agora, com os ônibus elétricos. Iniciamos, com essa lei, a eletrificação da frota, vamos deixar para os curitibinhas de hoje e os que ainda vão nascer uma cidade mais sustentável e menos poluente. Viva Curitiba e xô tranqueira, xô poluição”, comemorou o prefeito, que estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e do secretário de governo municipal, Luiz Fernando Jamur.

O investimento de R$ 317 milhões nos ônibus elétricos serão incluídos no orçamento de 2024. Os veículos serão adquiridos pelas empresas com subsídio da Prefeitura e retornarão ao município em 2025, quando se encerra o atual contrato de concessão.

Os primeiros 70 ônibus marcam o início da descarbonização da frota do transporte coletivo, um dos pilares do plano de sustentabilidade do município para as próximas décadas. Ação prevista no Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), ela traduz o empenho em consolidar uma política climática com ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Para possibilitar a aquisição dos veículos elétricos antes da nova concessão, a nova lei acrescentou três artigos à lei número 12.597 de 17 de janeiro de 2008, que regula o atual contrato do transporte coletivo, que se encerra em agosto de 2025.

“O projeto de lei é necessário para permitir o subsídio e assegurar o retorno imediato da frota de ônibus elétricos para a Prefeitura, com o fim do atual contrato de concessão, e também para evitar que a aquisição de elétricos tenha impacto no valor da tarifa. Mesmo com a compra dos ônibus elétricos, não haverá reajuste da tarifa em 2024”, explica o presidente da Urbs.

leia a matéria completa:https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeito-rafael-greca-sanciona-lei-historica-que-permite-o-inicio-da-eletrificacao-da-frota-de-onibus-de-curitiba/71812

Foto:Pedro Ribas/SMCS