Prefeito de STI sanciona lei de proteção de cães e gatos

O prefeito Cláudio Eberhard sancionou a Lei nº 1876/20 que estabelece políticas de proteção de cães e gatos, atendendo uma antiga reivindicação da sociedade de Santa Terezinha de Itaipu, a lei marca o Julho Dourado, mês dedicado a causa animal no estado do Paraná.


Estão previstas políticas públicas de controle populacional e sanitário, adoção responsável, prevenção e controle de zoonoses, implantação de método de identificação e registro de cães e gatos, além de programas educacionais sobre natalidade, adoção e defesa animal, ações que serão desenvolvidas pelas Secretarias de Agropecuária e Meio Ambiente e de Saúde.


A lei também dispõe sobre as feiras de adoção de cães e gatos que poderão ser realizadas, independente de autorização prévia, por petshops, clínicas veterinárias, Organizações não-governamentais (ONG’s) e demais associações que atuem em defesa da causa animal, desde que os órgãos competentes sejam comunicados com antecedência de três dias.

“Santa Terezinha passa a contar com a implantação de uma política pública voltada ao controle e proteção animal e isso vem de encontro aos anseios da sociedade e contribui para a saúde pública” destaca o prefeito.


O próximo passo é a regulamentação do projeto pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária. Somente após aprovação do conselho, se colocará em prática todas as iniciativas previstas em lei. Inicialmente estão previstas 500 castrações que devem ser realizadas ainda neste ano. Deste modo, fica proibido a eutanásia como método de controle populacional ou de zoonoses.


“A esterilização é um serviço essencial para o controle de natalidade dos animais e com a criação da lei vamos poder ofertar esse serviço para as famílias em situação de vulnerabilidade social, além de poder atender a associação de proteção animal do município e as protetoras independentes”, explicou a médica veterinária da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, Mariany Piazza.


Para Solange Cristina Urnau Muller, protetora independente que atua em prol da causa animal, a lei traz novas perspectivas no controle populacional dos animais. “Agora, com a lei municipal, estamos vendo novas perspectivas de controle populacional dos animais, um verdadeiro marco nessa questão. Sabemos que esse é o início de um novo tempo para causa animal, mas o importante é que a partir de agora vamos poder contar com um trabalho de conscientização, posse responsável e esterilização de animais, que necessitam do poder público para terem uma vida mais digna”, destacou.


A notícia da lei em defesa da causa animal também é comemorada pela Cibele Puhl, membro da Associação de Proteção Animal Focinhos e Pelos. “A lei vem reafirmar um compromisso do governo municipal. Através dela, nós teremos mais força para continuar o trabalho de proteção animal, que reflete também na questão de saúde pública[…]Nós ainda temos muito trabalho a ser desenvolvido e esse apoio da prefeitura é essencial para que possamos dar continuidade ao nosso projeto”.


A reprodução, criação e a comercialização de cães e gatos ficam permitidas no Município desde que as regras estabelecidas em lei sejam obedecidas.


Decreto: https://bit.ly/2WUWmff

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Karla Galende pode ser a 3º prefeita da história de STI

Em convenção, PSDB e PL de Santa Terezinha de Itaipu oficializaram a servidora municipal Karla Galende como candidata à sucessão do prefeito Cláudio Eberhard.

Dessa forma, um dos mais jovens municípios do Oeste paranaense, Santa Terezinha pode eleger, a terceira mulher como prefeita, pois o já cargo foi ocupado por Lenir dos Reis Spada (1983 a 1988) e Ana Maria Carlessi (2009 a 2012). Como candidato a vice foi homologado o nome de Vânio Morona, ex-secretário municipal de obras.

“Ela é trabalhadora, inteligente e tem experiência na gestão pública. Tem o equilíbrio emocional necessário para a tomada das decisões. O Vânio tem formação em gestão pública e uma longa bagagem em execução de obras públicas, além de ter uma excelente convivência com a comunidade itaipuense”, disse o atual prefeito, Claudio Eberhard, que está no seu quarto mandato.

Ainda segundo Eberhard, Karla se fortaleceu ainda mais com a aliança celebrada com o PL. Vale ressaltar que a aliança também conta com PV e Democratas.

“Estaremos contribuindo com nosso trabalho para vencer as eleições e com as nossas ideias para realizar um excelente governo”, disse Oo presidente do PL, Alexandre Luis de Sousa , o Xande.

Compromisso
Karla Galende pretende dar sequência no trabalho realizado pelo prefeito Cláudio Eberhard com propostas de ampliação de programas bem sucedidos na cidade. “Nosso objetivo é manter o estilo de governo sério e austero com foco no trabalho e compromisso com as famílias itaipuenses, agregando novas ideias com o objetivo de ampliar horizontes dando as pessoas o direito de viver em paz e harmonia”, afirmou. 

Karla Galende é confirmada candidata à prefeita pelo PSDB em Santa Terezinha de Itaipu

O PSDB e o PL confirmaram em convenção na noite desta quarta-feira (9), a servidora municipal Karla Galende (PSDB) como candidata à prefeita de Santa Terezinha de Itaipu. O ex-secretário de Obras, Vânio Morona, foi escolhido pelos dois partidos como candidato a vice-prefeito. Também foram definidas as chapas à Câmara de Vereadores. As eleições municipais serão em 15 de novembro.

O presidente do PSDB, prefeito Cláudio Eberhard, disse que o partido escolheu nomes ficha limpa, com experiência em gestão pública, competência e compromisso de zelo com a cidade. “Karla é trabalhadora, inteligente e tem experiência na gestão pública. Tem o equilíbrio emocional necessário para a tomada das decisões. O Vânio tem formação em gestão pública e uma longa bagagem em execução de obras públicas, além de ter uma excelente convivência com a comunidade itaipuense”, reiterou Cláudio Eberhard.

Cláudio Eberhard destacou ainda a importância da coligação com o PL na disputa da prefeitura e as candidaturas à vereança. “A aliança com o PL fortaleceu ainda mais o nosso time para as eleições desse ano”.

Segundo o presidente do PL, Alexandre Luis de Sousa – Xande, é gratificante somar forças com lideranças tão expressivas da política itaipuense. “Estaremos contribuindo com nosso trabalho para vencer as eleições e com as nossas ideias para realizar um excelente governo”.

Para a Câmara de Vereadores serão duas candidatas e seis candidatos e todos os candidatos na eleição proporcional terão o apoio necessário para uma disputa justa e igualitária”. 

Durante a convenção foi confirmado também o apoio do PV e Democratas à chapa Karla e Vanio.

Karla reafirmou o compromisso em dar sequência no trabalho realizado pelo prefeito Cláudio Eberhard com propostas de ampliação de programas bem sucedidos na cidade. “Nosso objetivo é manter o estilo de governo sério e austero com foco no trabalho e compromisso com as famílias itaipuenses, agregando novas ideias com o objetivo de ampliar horizontes dando as pessoas o direito de viver em paz e harmonia”.