Arquivos

Categorias

Prefeito de Maringá diz que vacinação contra Covid começa na quarta: ‘Estamos com tudo pronto’, afirma

Prefeito de Maringá afirma que vacinação começa na quarta-feira (20) — Foto: Ascom/Prefeitura de Maringá/Divulgação

Ulisses Maia (PSD), prefeito de Maringá, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 começará na próxima semana. De acordo com a prefeitura, a data foi divulgada durante uma reunião, realizada na manhã desta quinta-feira (14), com o Ministério da Saúde e a Frente Nacional dos Prefeitos.

“Estamos com tudo pronto e programado para iniciar a vacinação a partir de quarta-feira”, afirma prefeito Ulisses Maia.

Ainda segundo a assessoria do município, o Governo Federal trabalha com cenário de 8 milhões de doses, que serão distribuídas para os estados a partir de segunda-feira (18). São 2 milhões de doses da AstraZeneca (importadas da Índia) e 6 milhões do Butantan.

Não foi definido quantas doses serão encaminhadas para cada um dos municípios, por isso, os prefeitos acreditam que esta primeira etapa será restrita.

Mesmo com o anúncio, a data de início da imunização depende da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17).

Além disso, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizete, ex-prefeito de Campinas, afirmou que eventual atraso no voo que vai buscar doses de vacina na Índia pode alterar a data.

Além de contar com a distribuição de doses do imunizante pelo plano nacional de vacinação, Ulisses Maia informou que a prefeitura tem R$ 100 milhões disponíveis para a compra de vacinas, caso seja necessário.

“Trabalhamos agora para que o governo libere a aquisição pelos municípios, temos recursos para isso”, salientou.

O prefeito concluiu que a prioridade é imunizar todos os moradores.

“Desde o início da pandemia trabalhamos muito para combater o coronavírus e preservar vidas. A confirmação da vacinação é histórica. Estamos com a estrutura pronta para iniciar a campanha. Não descansaremos até que todos os maringaenses estejam imunizados”, disse.

Fonte G1.