por 18:39 Paraná

Prefeito de Foz participa de reunião com a Itaipu sobre ações para o desenvolvimento da região

O encontro reuniu representantes das 16 cidades lindeiras ao reservatório da usina

O prefeito Chico Brasileiro participou nesta terça-feira, 02, de encontro com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, no Ecomuseu, juntamente com outros prefeitos e representantes dos municípios lindeiros, a fim de estreitar o diálogo em prol do desenvolvimento da região.

Foi a primeira reunião de 2021 para o alinhamento entre os gestores municipais e a binacional, do qual participaram 14 prefeitos e dois vice-prefeitos das 16 cidades lindeiras ao reservatório da usina.

A intenção, segundo Silva e Luna, foi ouvir os representantes dos municípios e fortalecer a cooperação entre a binacional e as administrações municipais. A Itaipu tem contribuído de forma significativa com a região em investimentos como obras estruturantes, que movimentam a economia e geram novos empregos, e em ações como o suporte no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

O prefeito Chico Brasileiro agradeceu o apoio que a gestão do general Silva e Luna tem dado aos municípios. “Nós que somos prefeitos sabemos a diferença que a Itaipu está fazendo no desenvolvimento de nossa região, principalmente trazendo uma visão estratégica em relação ao que seremos nos próximos 20 anos”, afirmou.

Para o presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden, a integração entre os municípios é fundamental para a promoção de ações para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. “Só juntos vamos conseguir desenvolver mais a nossa região. Para isso, contamos com o apoio de todos os prefeitos”.

Ao ouvir as demandas e expectativas dos representantes dos municípios lindeiros – relacionadas a temas variados, como produção de alimentos, saúde e segurança pública -, Silva e Luna disse ter se sentido ainda mais comprometido com a região. “Vamos batalhar juntos para encontrar um caminho de solução. Juntos somos imbatíveis”.

Obras estruturantes

Entre as grandes obras que a Itaipu vem investindo, estão a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Perimetral Leste, que vai ligar a ponte à BR-277, além da ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, do aeroporto de Foz do Iguaçu e a construção do Mercado Municipal de Foz, entre várias outras. No total, os aportes financeiros – que incluem também melhorias na infraestrutura da transmissão de energia – são da ordem de R$ 2,4 bilhões e permitiram a criação de mais de 2,5 mil empregos.

Fechar