Arquivos

Categorias

Prefeito Chico Brasileiro anuncia flexibilização das medidas para combater a covid-19

Durante transmissão ao vivo na noite de segunda-feira (03), o prefeito Chico Brasileiro anunciou que vai flexibilizar várias medidas de restrição adotadas no combate ao novo coronavírus no município. De acordo com o prefeito os novos decretos, cancelando proibições para diversos setores, devem ser publicados até amanhã no Diário Oficial.


Durante a transmissão, Brasileiro confirmou o fim do “Alerta Vermelho” em vigor desde a semana passada no bairro Três Lagoas, que estava com toque de recolher entre as 21h e as 5h.

Chico Brasileiro comemorou, também, a diminuição no total geral de casos ativos (pessoas em fase de transmissão da doença) de covid-19 em Foz do Iguaçu, o que possibilita o cancelamento de algumas das normativas estabelecidas em razão da pandemia. “Estamos indo e às vezes voltando. Agora, é a hora de ir”, afirmou.


Entre as principais ações anunciadas, a liberação até a meia-noite do funcionamento dos estabelecimentos gastronômicos (que hoje precisam fechar às 22h). A autorização é válida para restaurantes, lanchonetes, trailers e food trucks. As entregas (delivery) poderão funcionar durante as 24 horas para todos os serviços.

Outra novidade é a autorização temporária para que os estabelecimentos gastronômicos utilizem parte da calçada para ampliar seu espaço de atendimento aos clientes, desde que não comprometa a mobilidade do pedestre. A obrigatoriedade de distanciamento ampliado entre as mesas continua em vigor.


O transporte coletivo, a partir de hoje (04), está autorizado a voltar a rodar até a 00h30. Segundo o prefeito, a partir de quarta (05), será ampliada a capacidade de utilização dos ônibus, do limite atual (quantidade de bancos disponíveis) para 50% da lotação máxima permitida.


Chico Brasileiro disse também, que a equipe do Foz Cataratas Futsal, está autorizada a retomar os treinos com bola,seguindo os protocolos de segurança.


De acordo com Brasileiro, serão feitos estudos durante a semana para outras liberações, com a definição de protocolos específicos para clubes (sem incluir os salões de eventos), estruturas de lazer e retorno das quadras esportivas.


“Se o número de casos continuar caindo, vamos continuar flexibilizando. Se voltar a subir, teremos de adotar novas medidas restritivas”. alertou o prefeito.