Written by 9:09 Personagens

PR tem ambicioso programa de segurança cidadã, diz BID

PR tem ambicioso programa de segurança cidadã, diz BID

O Paraná é destaque na página oficial do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) na internet. O noticioso do banco diz que o “estado brasileiro do Paraná fará ambicioso programa de segurança cidadã. Mais de 150 mil jovens se beneficiarão do Paraná Seguro – a primeira operação de investimento em segurança no Brasil com financiamento internacional”, diz a nota no site do BID. O empréstimo, o qual se refere o BID, ainda depende de aprovação do Senado.

A matéria diz que com “apoio de um crédito do BID, no valor de US$ 67,2 milhões, o Paraná levará à cabo um ambicioso programa de reforma das polícias em conjunto com ações de prevenção social” que busquem superar a violência entre os jovens em situação de risco. “As reformas nas polícias buscarão contribuir com uma maior efetividade e capacidade de prevenção e resolução de delitos. E as iniciativas com os jovens buscam fomentar atividades socioeducativas para reabilitação e reinserção dos adolescentes em conflito com a lei”.

O BID reconhece que o Paraná passa por um “sólido desempenho econômico com taxas decrescentes de pobreza”, mas que esses êxitos podem ser comprometidos com a criminalidade e a violência que ocorrem, principalmente, nos centros urbanos, incluindo Curitiba e as cidades de fronteira. E que afetam, na sua maioria, aos jovens.

Metas – “O projeto busca fortalecer a integração e articulação entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, com sistemas de planejamento e informação integrados, e com com foco de atuação em áreas com maior incidência de crime. Por sua vez, o estado buscará criar oportunidades para que os jovens façam uso mais produtivo de seu tempo. O programa financiará atividades desportivas, a formação cívica e métodos para solucionar conflitos de maneira pacífica. Os jovens terão opções para terminar seus estudos que facilitem a inclusão ao mercado de trabalho”.

As metas previstas no programa, em cinco anos, incluem: ter 130 mil jovens participando de atividades esportivas, culturais e de recreação e 43 mil jovens em cursos de capacitação para o trabalho; reduzir a taxa de homicídios entre 15 a 24 anos em 16% e baixar a taxa de abandono escolar de 8,2% a 5%; diminuir o tempo de resposta aos inquéritos de investigações de homicídios de 54 meses para 12 meses; e subir o porcentual de vítimas que reportem roubos – um sinal de confiança à polícia – de 47% par 65%”.

“O Programa Paraná Seguro é a primeira operação de investimento em segurança cidadã nos três de governo no Brasil. O empréstimo do BID tem 25 anos de amortização, carência de 5,5 anos, e a contrapartida do governo do Paraná, no valor de US$ 44,8 milhões”, conclui a nota do banco.

(Visited 3 times, 1 visits today)

Close