por 11:35 Agricultura, Destaques, Ponta Grossa

Ponta-grossense recebe o Oscar da Soja

Francisco Terasawa é o fundador da FT Sementes, empresa ponta-grossense pioneira no ramo (Foto: Arquivo DC)

O ponta-grossense Francisco Terasawa foi o pesquisador escolhido para ganhar o 7º Personagem Soja Brasil, celebração do Projeto Soja Brasil que marca o encerramento da safra do grão. Promovida pelo Canal Rural e Aprosoja Brasil, a premiação é conhecida como o “Oscar da Soja”.

“O concurso surgiu justamente com o objetivo valorizar as pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e que possuem uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e a história da soja no Brasil”, destacam os organizadores.

No total, quatro profissionais foram premiados: dois pesquisadores e dois produtores, sendo um de cada profissão escolhido por voto popular através da internet e os outros dois por uma comissão julgadora – caso do agrônomo ponta-grossense.

Muito emocionado, aos 81 anos, o pesquisador que completa 57 anos de atuação em pesquisa de soja e é carinhosamente conhecido como “Chico” divide o reconhecimento com a sua equipe. “Não tem como não se emocionar ao receber uma homenagem dessa magnitude, a qual divido com os pesquisadores da FT Sementes, que junto com as demais entidades de pesquisa somam forças para desenvolver melhores cultivares aos sojicultores brasileiros”, afirma o fundador da empresa que se aproxima do seu cinquentenário.

“Eu queria agradecer minha família  por toda a dedicação e paciência em todas as viagens e deslocamentos, desde 1972, e também agradecer aos colegas, agrônomos e técnicos que nos ajudam a implantar os ensaios e divulgar as variedades da FTSementes, por todo o Brasil, do Norte ao Sul. Também quero agradecer, de maneira especial, aos agricultores que nos prestigiam usando nossas variedades”, diz Terasawa.

Continue lendo em Dcmais

Fechar