por 15:54 Sem categoria

PMDB FARÁ ALIANÇA PREFERNCIAL COM PARTIDOS PROGRESSISTAS, DIZ PUGLIESI

PMDB FARÁ ALIANÇA PREFERNCIAL COM PARTIDOS PROGRESSISTAS, DIZ PUGLIESI

Pugliesi informa que a Comissão Executiva do PMDB aprovou a realização de oito encontros regionais – de 14 de março a 17 de maio. Os eventos vão mobilizar militantes dos 399 municipais para discutir, em cidades-pólo, a participação nas eleições
 
O PMDB do Paraná dará prioridade para as alianças com partidos progressistas nas eleições municipais de outubro próximo. A afirmação é do presidente estadual e líder do PMDB na Assembléia Legislativa, deputado Waldyr Pugliesi, após coordenar a reunião da Comissão Executiva do partido nesta segunda-feira (3). No encontro foi aprovada a realização de oito encontros regionais. De 14 de março a 17 de maio, militantes dos 399 municipais vão se reunir em cidades-pólo para discutir a participação nas eleições.

Os eventos começam por Maringá (14), Londrina (15) e Cornélio Procópio (15). Em 2007, o Diretório Estadual realizou nove encontros enfocando a organização partidária como pré-requisito à participação no pleito deste ano. Na ocasião, os líderes locais puderam apresentar o panorama eleitoral de suas cidades e propor a formas de articulação política.

A prioridade agora é debater pré-candidaturas e coligações, informa Pugliesi. Segundo ele, é importante ressaltar que o PMDB definiu aliança preferencial com o partidos progressistas como o PT, PCdoB e PV mas os encontros permitirão que e a realidade local seja discutida. “Em algumas cidades, os demais partidos tem uma postura progressista”, disse Pugliesi. “Faremos debates francos e abertos, tendo em mente que a nossa política de alianças e de programa para as cidadesvisa, sobretudo, o interesse público”, afirmou o presidente.

ENCONTRO AMPLO – O secretário-geral do PMDB, João Arruda, responsável pela elaboração do projeto dos encontros regionais, explica que esta nova etapa abrangerá todo o estado, incluindo as microrregiões que já realizaram eventos em 2007. “Na rodada de 2008, as discussões terão dois focos: o ideológico e o eleitoral. Do ponto de vista ideológico, a Executiva Estadual pretende aprofundar o debate sobre as posições do PMDB perante os grandes temas, como a liberdade de expressão, o governo das maiorias e o avanço necessário nas políticas de inclusão social”.

“Também queremos discutir com os militantes a nossa participação nestas eleições, incluindo as pré-candidaturas e as coligações de cada cidade”, afirmou o secretário. O deputado federal Rodrigo Rocha Loures, vice-líder do PMDB na Câmara dos Deputados e tesoureiro do partido no Estado adiantou que nestes encontros um dos pontos altos de discussão será o programa de governo do partido para os municípios. Segundo ele a educação, a saúde e o emprego estarão no centro das discussões nestas eleições.

Durante a reunião, os dirigentes municipais também poderão fazer a análise da conjuntura político e eleitoral de suas cidades, além de apresentar os pré-candidatos a prefeito e vereadores. Para o membro da Executiva Estadual, Antônio Anibelli Neto, “os diretórios municipais terão uma oportunidade expor suas posições ao conjunto do partido, com base na experiência e conhecimento de sua cidade”.

Outro membro da executiva, o deputado estadual Teruo Kato, considera que além do aspecto político, os encontros devem ser uma oportunidade para os pré-candidatos e militantes se prepararem tecnicamente para as eleições, com orientação sobre legislação e todos os aspectos práticos de uma campanha. É o que vai acontecer nos encontros do PMDB. Na segunda parte dos eventos, especialistas vão dar palestras e mini-cursos sobre Legislação Eleitoral, Calendário do TSE e Organização de Campanha.

Fechar