0 Shares 313 Views

PMDB espera Richa e Alvaro nos 30 anos das Diretas Já

20 de janeiro de 2014
313 Views

PMDB espera Richa e Alvaro nos 30 anos das Diretas Já

O PMDB do Paraná promove hoje, a partir das 19 horas, na sede do partido, um encontro suprapartidário, para comemorar os 30 anos do comício das Diretas Já. Estão confirmadas as presenças do governador Beto Richa (PSDB), dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB), do ex-governador Orlando Pessuti, do presidente da OAB PR, Juliano Breda e de deputados estaduais e federais do PMDB.

Para o secretário do Trabalho Luiz Claudio Romanelli, um dos coordenadores da frente suprapartidária que organiza o encontro, o ato será também uma homenagem à memória de todos os que acreditaram e tiveram a coragem de realizar aquele ato histórico em Curitiba. “Será um tributo àqueles que organizaram o comício em Curitiba e aos que participaram daquele momento histórico”.

Romanelli considera que a partir de 12 de janeiro de 1984, o país seria outro. “Curitiba deu o pontapé inicial no movimento que depois tomaria as praças públicas de todo o país . O comício foi fruto do idealismo e da ousadia dos que acreditavam que era possível implantar no Brasil um regime democrático de Direito. A história provou que estávamos certos. Não conseguimos eleger, pelo voto popular, o presidente da República em 1985, mas acendemos no país a chama da esperança e impusemos uma derrota aos militares.”, analisa.

O ex-governador Orlando Pessuti diz que o PMDB pretende homenagear os ex-governadores Alvaro Dias e José Richa, que organizaram a manifestação na capital paranaense. “ A presença do governador Beto Richa é bem vinda. Até porque, sem sombra de dúvidas, o pai dele foi um dos grandes mentores, naquele instante, do movimento que desencadeou as eleições diretas para presidente. A presença do senador Alvaro Dias também é muito importante porque na época presidente do PMDB estadual, ele teve a iniciativa de organizar o comício e de mobilizar o partido no Estado e no país ”, disse.

O senador Alvaro Dias acredita que é importante celebrar os 30 anos das Diretas Já e rememorar a importância do movimento para o Brasil. “ Há hoje um desencanto e a falta de reconhecimento de muitos no pais em relação às consequências das eleições diretas. Muitos encontram-se desencantados com as instituições, os partidos e com os políticos de forma geral, mas sem duvida seria pior se não tivéssemos reconquistado o direito de decidir sobre o nosso próprio destino. Celebrar os 30 anos das Diretas Já é cultivar em nossa memória um momento histórico fascinante e que determinou o reencontro do país com a democracia”, ressalta.

O presidente da OAB Paraná, Juliano Breda, recorda que a Ordem dos Advogados do Brasil tomou a iniciativa de pedir as eleições diretas já em 1977, ao exigir o Estado Democrático de Direito. “A campanha pelas Diretas Já representa um dos maiores momentos da nossa História ,viabilizando a posterior eleição de Tancredo Neves, a convocação da Assembleia Nacional Constituinte e, enfim, a promulgação da Constituição da República, que mudou o país. A OAB tem orgulho de ter participado deste momento inesquecível, inclusive cedendo sua sede, então localizada na Rua Cândido Lopes, para que servisse como reduto informal da organização do comício da Boca Maldita. Todas as comemorações do aniversário desse momento histórico são fundamentais para reforçar nossa democracia”.

O deputado estadual Teruo Kato, que também coordena a realização do encontro suprapartidário, acredita que o ato comemorativo é muito importante porque foi a partir das Diretas Já, que conseguimos democratizar o país. “Hoje o Brasil é uma nação mais justa e solidária graças a esse movimento que começou há 30 anos”.

HISTÓRIA – O comício da Boca Maldita teve a participação de Tancredo Neves, José Richa, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Franco Montoro, da atriz e deputada Bete Mendes (na época no PT), Osmar Santos (se tornou locutor oficial dos comícios em todo Brasil), Raul Cortez, Dina Sfat, Ruth Escobar, Martinho da Vila, Irene Ravache. Fafá de Belém, Wando e Belchior

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.