Arquivos

Categorias

Pimentel atrasa salários em Minas Gerais e não prevê como quitar os do primeiro trimestre de 2016

Pimentel atrasa salários em Minas Gerais e não  prevê como quitar os do primeiro trimestre de 2016

Com dificuldade para pagar os servidores públicos, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), atrasou os salários de dezembro e não sabe como quitará os meses de janeiro, fevereiro e março. Não estão descartados novos atrasos nem a possibilidade de parcelamento. Minas tem a terceira maior economia entre os Estados. As informações são de José Marques na Folha de S. Paulo.

Os pagamentos de dezembro deveriam ser realizados até a próxima sexta (8), mas Pimentel, um dos principais aliados da presidente Dilma Rousseff, disse que só fará os depósitos no dia 13. “Tal situação se deve às dificuldades financeiras ora enfrentadas pelo Estado de Minas Gerais, que registrou, sobretudo em 2015, forte redução da arrecadação de ICMS”, disse a gestão, em nota.

O governo só deve anunciar na próxima semana a data de pagamento deste mês. Mesmo com as medidas para aumentar a arrecadação tomadas no ano passado, a situação seguirá incerta ao menos até março.

Em 2015, Minas conseguiu a transferência da maior parte dos depósitos judiciais do Estado –de aproximadamente R$ 5 bilhões– para os cofres do governo. Também obteve na Assembleia o aumento de alíquotas de ICMS, que passam a valer este ano.

Outros Estados também têm tido dificuldade para pagar os servidores. No ano passado, o Rio Grande do Sul atrasou o pagamento e chegou a parcelar os rendimentos, o que gerou greves e protestos. Como lá, Sergipe também não conseguiu quitar o 13º salário em 2015.