por 17:17 Sem categoria

Picler entrega títulos de propriedade aos moradores da Ilha dos Valadares

Picler entrega títulos de propriedade aos moradores da Ilha dos Valadares

O deputado federal Wilson Picler, vice-líder do PDT, acompanhou, neste sábado (6), a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores da Ilha dos Valadares em Paranaguá, litoral do Paraná.

O repasse marcou o início do processo de transferência de domínio dos terrenos da União para o município. A iniciativa vai contemplar mais de quatro mil famílias (aproximadamente 20 mil pessoas) e atende solicitação de mais de 20 anos da comunidade local.

“Quero parabenizar os moradores da Ilha dos Valadares, que há muitas décadas lutam para obter sua autonomia, e também o governo federal pelo compromisso assumido de atender uma reivindicação tão antiga de Paranaguá”, declarou Picler.

Escritório
A cerimônia contou com a presença do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, do senador Osmar Dias (PDT), do prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, da presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades.

Paulo Bernardo adiantou que o governo federal manterá um escritório na Ilha dos Valadares para acelerar os trâmites burocráticos e atender a população. “Vamos abrir um escritório para ajudar os moradores locais nesse recadastramento, medição das terras, demarcação e a entrega dos títulos o mais rápido possível”, disse.

Para o prefeito Baka Filho, a titularidade das terras significa a concretização de um sonho antigo da população de Ilha dos Valadares. “Considero esse momento o grito de liberdade dos moradores que agora terão segurança para morar com tranqüilidade com suas famílias, direito a construir, modificar ou mesmo negociar suas propriedades como melhor entenderem”, frisou

Santuário ecológico
O senador Osmar Dias destacou as potencialidades da Ilha como santuário ambiental e turístico. “Precisamos explorar as propriedades deste magnífico local, cercado pela natureza e por belas paisagens. A transferência das terras vai permitir uma avaliação completa da situação dos moradores, da infraestrutura da ilha, os locais que precisam ser preservados e onde o governo precisa atuar”, salientou.

O morador mais antigo do local, Ataliba do Carmo, de 89 anos, recebeu o primeiro título de transferência de domínio de propriedade de imóvel. Nascido na ilha, ele considera o repasse dos terrenos uma vitória de toda a comunidade.

“Há muitas décadas lutamos para isso acontecer. Fico extremamente feliz e emocionado em estar vivo para presenciar este momento tão importante para todos nós, moradores de Valadares”, afirmou.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com