0 Shares 132 Views

PIB do Paraná ‘segura’ recessão no Brasil

3 de março de 2016
132 Views

PIB do Paraná 'segura' recessão no Brasil

A economia do Paraná sofreu o impacto da recessão brasileira, mas os seus efeitos foram menores do que na média nacional, graças, principalmente, a agropecuária. O PIB estadual encolheu 2,8% em 2015 em relação ao ano anterior, de acordo com o Ipardes. No mesmo período, o PIB nacional recuou 3,8%, segundo dados do IBGE. Foi a maior queda do PIB brasileiro desde o início da série histórica, em 1996. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 3.

No Paraná, assim como no restante do país, a queda foi puxada principalmente pela indústria, setor que mais sentiu os efeitos da recessão, com um recuo de 7% em 2015. Em compensação, a agropecuária paranaense cresceu 4,4%, embalada pelo recorde da safra de grãos e o crescimento da produção de carnes, desempenho superior à nacional, que teve um crescimento de 1,8%. “A agropecuária, mais uma vez, garantiu uma condição melhor do que a média no Paraná”, diz o presidente do Ipardes, Julio Suzuki Júnior.

De acordo com Suzuki Júnior, o consumo do brasileiro sucumbiu à combinação de inflação elevada, juros altos, endividamento e aumento do desemprego. “O que levou a reboque também o setor de serviços, que teve recuo de 2,3% no ano no Estado”, afirma. “Os números do PIB mostram a falência do modelo de crescimento sustentado pelo consumo, que norteou a política econômica do governo federal. O Brasil se tornou um país bom para consumir, mas ruim para produzir”, acrescenta.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.