Arquivos

Categorias

PGR denuncia Bolsonaro ao STF por incitação ao crime de estupro

bolsonaro_1305-486x320

do UOL

A vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko, denunciou nesta segunda-feira (15) o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por incitação ao crime de estupro. O delito teria ocorrido em uma entrevista do parlamentar ao jornal “Zero Hora”, do Rio Grande do Sul, publicada no último dia 10.

Na entrevista, Bolsonaro reiterou uma declaração dada no dia anterior, no plenário da Câmara dos Deputados, quando afirmou que não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) porque ela não mereceria. No Supremo, a denúncia será analisada pelo ministro Luiz Fux.

De acordo com Ela Wiecko, “ao dizer que não estupraria a deputada porque ela não ‘merece’, Bolsonaro instigou, com suas palavras, “um homem a estuprar uma mulher caso entenda que ela seja merecedora do estupro”.

A vice-procuradora disse que Bolsonaro, ao afirmar o estupro como prática possível, “abala a sensação coletiva de segurança e tranquilidade”, garantida pela ordem jurídica a todas as mulheres, de que não serão vitimas de estupro porque tal prática é coibida pela lei.

A reportagem telefonou duas vezes para o gabinete de Bolsonaro, entre 20h10 e 20h20, mas ninguém atendeu à ligação. Também foi enviada uma mensagem ao endereço de email do deputado ([email protected]), mas a mensagem não chegou ao destino porque a caixa de emails do parlamentar estava lotada.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.