Arquivos

Categorias

Perfis fakes invadem redes sociais: facebook, twitter, MSN, emails

Que existem milhares de perfis falsos nas redes sociais todo mundo sabe, e com a campanha eleitoral esquentando os chamados fakes se multiplicam no Facebook e Twitter. Um dos fakes mais ativos quando o assunto é eleição em Curitiba é o perfil @AMERICOCuritiba. Alguns desavisados que seguem o avatar, em princípio, pensam estar seguindo Américo S Wenceslau, o “administrador, professor, doutor em politicas (sic) públicas na Inglaterra”.

Na verdade, Américo S Wenceslau não existe é apenas mais um fake criado para trollar seus opositores seja na eleição do seu clube, seja na eleição da sua cidade. A fraude é facilmente desmontada quando percebemos que a foto do fake é na verdade a foto do lusitano Américo Teixeira, este sim, professor de português na Escola Secundária de Vila das Aves.

Américo apareceu no Twitter em 2011, com a missão de combater o candidato as eleições do Clube Atlético Paranaense Mario Celso Petráglia. Criado por um grupo de atleticanos ativos na rede social que apoiavam a chapa do presidente Marcos Malucelli, o “professor” é mestre em perturbar quem não está do seu lado. A tática não ajudou muito e a chapa apoiada por Américo foi defenestrada tendo apenas um terço dos votos do seu opositor.

Agora o fake está engajado na campanha de Gustavo Fruet com a mesma virulência das eleições em que foi derrotado. Nos bastidores, comentam que por trás do perfil está um advogado que de dia costuma publicar sua rotina de trabalho e, na calada da noite se traveste no “doutor em políticas públicas” para aterrorizar quem não segue seus ideais.