por 16:48 Sem categoria

Paz e soberania no desenvolvimento dos povos na agenda do FSMercosul

Paz e soberania no desenvolvimento dos povos na agenda do FSMercosul

Nos três dias de mobilização do Fórum Social do Mercosul serão abertas várias frente de debates envolvendo as políticas sociais da América do Sul e questões de relevância em nível mundial. O evento, de 26 a 28 de abril na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem programdos seis painéis, uma plenária geral dos movimentos sociais, mesas redondas especiais e atividades específicas para os jovens.

Um dos painéis vai debater a Paz e a Soberania como Instrumento de Desenvolvimento da América Latina. De acordo com o coordenador Joel Benin, “Vamos procurar debater a importância da defesa da soberania e da defesa da paz. Com a paz é mais fácil desenvolver uma região para garantir o desenvolvimento dos países”, revelou.

Benin confirmou a presença da senadora colombiana Piedad Córdoba, que está ajudando a intermediar as negociações entre o governo Colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). “A senadora é uma das mediadoras que vem buscando a solução para esse conflito”, ressalta.

“Teremos ainda a participação da presidente nacional do Cebrapaz – Centro Brasileiro de Solidariedade da Luta dos Povos pela Paz –  Socorro Gomes, que é também secretária de direitos humanos do Pará”

Segundo Benin, o Painel contará terá ainda participação de representantes do movimento Solidariedade e Justiça da Argentina ligada ao premio Nobel da Paz Adolfo Perez esquivel, do Centro de Defesa da Paz do Uruguai, Paraguai e outras lideranças como parlamentares do bloco andino da Venezuela, entre outras lideranças que ainda serão confirmadas.

O coordenador do painel ressalta que os participantes representam os países que lutam pela paz e soberania, “são movimentos livres, e que vão estar aqui, no Fórum Social do Mercosul, na mesa desse tema. Sem duvida eu quero convidar todo mundo para participar para se inscrever, todo mundo que tenha uma relação com esse tema ou que não tenha, para participar desses dias que sem duvida serão dias muito ricos”, completa Benin.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com