0 Shares 191 Views

Paulo Litro solicita posicionamento do Detran sobre as Placas Mercosul

2 de julho de 2019
191 Views

O deputado Paulo Litro (PSDB) apresentou nesta segunda-feira (1/7) pedido de informação ao Detran-PR a respeito da autorização para despachantes instalarem as Placas Mercosul, bem como sobre a liberação da retirada de placas junto aos fabricantes e estampadores mediante procuração.

Baseado na Resolução 733/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os despachantes estavam impedidos de realizar a ponte entre fábricas e os proprietários. Porém no dia 26 de junho foi editada a Resolução 780/2019, que simplificou as regras para implantação das novas placas e passou a permitir a aquisição e retirada por despachantes.

“Essa é uma demanda que tenho trabalhado junto com o Sindicato dos Despachantes do Paraná e com o Detran, pois causa prejuízo ao cidadão, que precisa ir pessoalmente encomendar e retirar a placa, bem como aos despachantes, que perdiam a oportunidade de oferecer um serviço prático e resolutivo ao consumidor”, disse Paulo Litro.

Desde que a Placa Mercosul entrou em vigor houve uma grande dificuldade para a realização dos emplacamentos, já que no Paraná existem 137 empresas de estampadores espalhados em 77 municípios, o que representa apenas 19,3% do total de cidades no estado.

O presidente do Sindicato dos Despachantes do Paraná (Sindepar), Everton Calamucci, ressaltou o apoio Paulo Litro para que a categoria possa, novamente, atuar na instalação de placas em veículos. “O deputado tem sido uma das vozes mais atuantes nessa questão, reconhecendo que a antiga resolução do Contran trazia problemas logísticos para os paranaenses.”

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.