Escrito por 16:00 Foz do Iguaçu, Segurança e Policial

Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal efetuou mais de 15 mil fiscalizações em 2020

Compartilhe

A Patrulha Maria da Penha da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) encerrou o ano de 2020 com o registro de 15.811 ações preventivas em Foz do Iguaçu. O balanço de ações foi apresentado nesta terça-feira (12) durante a reunião da Câmara Técnica de Fiscalização Urbana e Prevenção a Violência e Criminalidade do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). 

O serviço foi implantado no município em 2016 e tem como tem como objetivo oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes. “Tivemos uma atenção especial com esse setor em 2020, considerando o período atípico que vivemos com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, então havia uma preocupação com o risco de aumento de ocorrências de violência contra a mulher e reforçamos as ações preventivas”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva. 

A atuação preventiva já mostra reflexos nos dados apresentados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná. De acordo com o relatório anual, houve uma redução de 24,12% no número de registros de descumprimentos de medidas protetivas em vigor no município de Foz do Iguaçu em 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019. A atuação da Maria da Penha ocorre em conjunto com o Poder Judiciário, a Polícia Militar e a Polícia Civil. 

Em 2021, a meta é ampliar os serviços com a criação do setor de Enfrentamento à Violência Contra Mulher. “Vamos buscar integrar mais ainda as ações da Maria da Penha com outros órgãos do setor, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Delegacia da Mulher”, acrescenta Silva. 

Serviços à população

Apesar das reduções em diversos índices de criminalidade registrados em 2020, foram atendidas 7.650 ocorrências recebidas pela Guarda Municipal pelos telefones 153 e 199, além dos flagrantes registrados durante os patrulhamentos. Foram situações diversas, incluindo apreensões de armas e drogas, acidentes de trânsito, recuperação de veículos furtados, entre outros serviços à população. 

A atuação da SMSP também tem sido fundamental nas atividades de enfrentamento ao coronavírus. Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Grupo Operacional de Trânsito e Grupo Tático de Apoio fazem parte da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Covid-19, que, em parceria com outros órgãos públicos, fiscalizam o cumprimento das medidas preventivas em Foz do Iguaçu. 

De acordo com o vice-prefeito, Francisco Sampaio, durante a reunião foram discutidas as diretrizes e estratégias para novas operações integradas para garantir o cumprimento dos decretos municipais em vigor.

Ações de orientação e distribuição de equipamentos de proteção também contaram com a atuação dos servidores públicos. “Precisamos mobilizar um grande efetivo para garantir esse apoio à saúde do município”, afirma Silva.  

Tecnologia e segurança

De acordo com secretário municipal de Segurança Pública, este ano a segurança patrimonial será reforçada com o auxílio de novas tecnologias.  “Conforme uma determinação do prefeito Chico Brasileiro e do vice-prefeito, Francisco Sampaio – que tem um grande conhecimento na área de segurança – vamos fazer uso de toda tecnologia possível incluindo sistemas de videomonitoramento e sensores de movimento, para ampliar a segurança dos patrimônios no nosso município”, explica.

Prefeitura de Foz do Iguaçu

Close