Arquivos

Categorias

Partidos iniciam corrida pela Prefeitura de Londrina

Folha de Londrina

A maioria dos partidos políticos de Londrina vai deixar para o final do mês a definição sobre as coligações para as eleições deste ano. Segundo o calendário eleitoral divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as legendas têm entre 10 e 30 de junho para realizar as convenções que vão apontar como estarão coligadas e quais candidatos vão representá-las nas disputas pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores.

Até lá, fica aberto o espaço para intensas negociações, que podem retirar alguns nomes da cena ou trazer novos candidatos para a majoritária. A FOLHA procurou todos os 11 partidos que já anunciaram pré-candidatos à prefeitura e, por enquanto, apenas PSDB e PV afirmaram que pode haver um ”bate-chapa” interno para o lançamento da candidatura, na medida em que os demais partidos alegam que os nomes já indicados contam com apoio amplo dos filiados.

Segundo o presidente tucano, Éder Pimenta, se o partido realmente decidir pela candidatura própria, o engenheiro Junker Grassioto, lançado na semana passada como pré-candidato, deverá enfrentar um representante da ala sindical do PSDB.

”Vamos avaliar a candidatura própria ou apoio ao PP, que faz parte da base (que elegeu o governador Beto Richa), assim como o apoio ao Cheida, que está com a gente também.”

No PV, o presidente Marcos Colli disse que ”no decorrer da semana que vem deveremos decidir pela candidatura própria ou pelo apoio a outra candidatura”. Além de Colli, Álvaro Júnior também colocou o nome à disposição para a pré-candidatura.

O presidente do PSD e pré-candidato ao Executivo, empresário Alexandre Kireeff, afirmou que o partido não abre mão da candidatura própria.

”Temos conversado com alguns partidos para as proporcionais, mas na majoritária não abrimos mão da candidatura do partido como cabeça de chapa.”

O PDT, que deverá lançar o prefeito Barbosa Neto como candidato a reeleição, pretende apresentar nos próximos dias os seus candidatos a vereador.

”Estaremos com a chapa de vereadores completa já na convenção no dia 12”, afirmou o secretário pedetista, Claudemir Stachetti. Ele disse que ainda não foi definido o nome do candidato a vice.

No PMDB, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, pré-candidato, afirmou que a ata da convenção deverá ser ”fechada” apenas no limite do prazo, ”apesar do evento ocorrer já no dia 17, deixaremos a ata em aberto até o momento do registro’.

Os pepistas, que definiram como pré-candidato o vereador Marcelo Belinati, vão realizar a convenção apenas no último dia do mês, apesar das conversas bem adiantadas com outros partidos.

”Já temos 7 ou 8 partidos bem encaminhados conosco, lembrando que pode haver diferenças nas coligações para a majoritária e proporcionais”, explicou o presidente do PP, Fernando Nicolau.

Também ficou para o dia 30 a convenção do PT, que homologou a ex-ministra Márcia Lopes como pré-candidata. De acordo com o presidente petista, Onaur Ruano, junho será um mês de grande movimentação.

”Estamos conversando com todos os partidos, menos com o PDT”. Ruano destacou, ainda, que existe namoro com peemedebistas, tradicionais aliados. ”O Cheida deve sair candidato, mas até pela nossa história com o PMDB, que participa da base (federal), poderemos nos apoiar no segundo turno.”

No PPS, que tem como pré-candidato o médico Tercílio Turini, a expectativa é definir os partidos da coligação até a data da convenção. ”Vamos realizar a convenção no dia 23 e até lá teremos reuniões com demais partidos para chegarmos ao consenso”, disse o médico.

Apesar de Turini não confirmar, sabe-se que PPS, PSD, PTB e PSC já se encontraram para tentar uma aproximação. O deputado federal Alex Canziani (PTB), embora não tenha lançado a pré-candidatura, pode ainda aparecer na disputa.

A esquerda deverá ser representada pelo pré-candidato do PSOL, o servidor municipal Valmor Venturini, que contará com o apoio de PSTU e PCB. ”Vamos ter coerência e manter esses partidos de esquerda na coligação.”

A reportagem também falou com PSC (pré-candidato Marcello Teodoro) e com PRB (pré-candidato Marcão Kareca), mas ainda eles ainda não têm data para as convenções.