Escrito por 12:51 Sem categoria

Partidos estão ‘de olho’ nos minutos de rádio e TV

Diário dos Campos – Aline Rios

Dentro de um mês, a partir de 8 de julho, a Justiça Eleitoral dará início ao trabalho para formulação do plano de mídia para veiculação do horário eleitoral gratuito, nas emissoras de rádio e TV, tendo em vista a eleição de outubro.

Entre os pré-candidatos, especialmente à eleição majoritária, a definição a respeito do tempo que cada um terá para buscar a preferência do eleitorado é tida como fundamental, inclusive, no sentido de viabilizar as candidaturas.

Seguindo o volume de cadeiras ocupadas pelos partidos na bancada federal na eleição de 2010, os maiores tempos seriam reservados ao PT, PMDB, PSDB e DEM. Esse é o resultado obtido a partir de simulação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso.O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no entanto, prefere não endossar a simulação realizada pelo Estado vizinho, ponderando que esta questão só será oficializada depois das convenções para escolha de candidatos, entre os dias 10 e 30 de junho.

Segundo a informação repassada pela Assessoria de Imprensa do Tribunal, “não há como realizar esta simulação agora porque é preciso verificar se todos os partidos terão candidatos, uma vez que somente aqueles que lançarem candidaturas integrarão a divisão do tempo”.

No caso do trabalho realizado no Mato Grosso, a conta foi realizada considerando que os 29 partidos políticos brasileiros tenham candidatos em todo o território.

Close