por 20:04 Economia, Foz do Iguaçu

Parceria entre Prefeitura e Sebrae já beneficiou 7.500 empresas de Foz do Iguaçu

Programas desenvolvidos em conjunto ajudaram as empresas e o município na retomada da economia, depois da paralisação provocada pela covid-19

Em um ano e meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Sebrae Paraná, no Programa Foz Desenvolve, mais de 7.500 empresas da cidade foram atendidas em demandas como emissão de licenças de funcionamento e regularização. Neste mesmo período, mais de 2.200 empresários obtiveram empréstimo a juro zero – ação fundamental para garantir a continuidade das atividades em virtude das consequências da pandemia de coronavírus.

Os resultados da parceria foram apresentados em encontro nesta quinta-feira, 14, no escritório do Sebrae, em Foz do Iguaçu. O objetivo do Foz Desenvolve é a melhoria do ambiente econômico do município, com o foco em ações que beneficiam diretamente empresários, e aprimoramento nos processos internos da administração municipal para assegurar maior agilidade e segurança.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura em conjunto com o Sebrae estão o DestravaFoz, que deu maior celeridade aos procedimentos de emissão de licenças de funcionamento empresarial, tornando o município referência para o Estado. As atividades de baixo risco, por exemplo, agora têm licenças de funcionamento emitidas em menos de um dia.

Já o programa Resgate Empresarial faz a identificação das empresas que possuem dificuldade para exercer suas atividades e necessitam de regularização, oferecendo apoio de profissionais capacitados para auxiliar o processo.

A criação da Central do Empreendedor, que entrou em funcionamento em novembro do ano passado, foi outro resultado. Em um único espaço, estão reunidos todos os serviços relacionados à abertura e regularização de empresas, visando facilitar e fomentar a atividade empreendedora.

O Foz Juro Zero também integra a parceria e foi fundamental para a retomada econômica da cidade, com a liberação de mais de R$ 12 milhões em linhas de crédito com juro zero para profissionais autônomos e liberais, trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários (MEs).

“Os resultados são muito significativos para a classe empreendedora e geradora de emprego. Essa parceria deve continuar nos próximos anos, a fim de promover ainda mais melhorias e desenvolvimento para a cidade”, afirma o vice-prefeito Francisco Sampaio.

Para Augusto Stein, gerente do Sebrae Paraná, “Foz do Iguaçu se destaca como uma vitrine de ótimos programas para o Estado e para o País, oferecendo aos empreendedores condições de apoio para seu fortalecimento, graças à atuação da Prefeitura”. “As inúmeras visitas de outros municípios para conhecer os trabalhos de Foz do Iguaçu demonstram que a cidade é uma referência”, complementa Stein.

“Foz do Iguaçu tem condições de atingir patamares ainda melhores nas ações empresariais e vai precisar do apoio da sociedade e servidores para melhorar ainda mais o ambiente de negócios. Esta integração é a fórmula que vai gerar mais oportunidade para os empreendedores locais”, afirma a secretária municipal da Fazenda Salete Horst.

Processos internos

O Foz Desenvolve também viabilizou melhorias nos processos da Prefeitura. Um exemplo é o programa de Compras Públicas, que vem gerando economia nas aquisições da administração municipal, além da preparação da equipe de compradores e de empresas com a intenção de aproveitar esse mercado como fornecedores. Com essa finalidade, foi intensificada a ação do Escritório de Compras, que auxilia na disseminação das oportunidades de aquisições municipais e na busca de fornecedores locais para se tornarem fornecedores.

Outras ações realizadas entre Prefeitura e Sebrae foram a adequação da legislação do Distrito Industrial e apoio aos industriais, consultorias, orientações, preparações empresariais, regularização dos espaços públicos para exploração comercial, Logística Reversa, programas de Inovação e Tecnologia, entre outras.

A Prefeitura e o Sebrae Paraná estão definindo ações futuras da parceria, que deverá ter continuidade com maior ênfase no desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

Participaram do encontro o vice-prefeito de Foz, Francisco Sampaio; a secretária municipal da Fazenda, Salete Horst; secretário do Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, João Pereira dos Santos; o secretário de Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes; o gerente regional do Sebrae Paraná, Augusto Stein; e o consultor do Sebrae de políticas públicas de Foz do Iguaçu, Marcelo Padilha; além de outros técnicos do Sebrae e Prefeitura.

PMFI

Fechar