Arquivos

Categorias

Parceria do Paraná por vacina russa não avança

A parceria fechada pelo governo do Paraná para testagem e eventual produção no Brasil da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, não prosperou. Anunciada em agosto, a cooperação previa a submissão de dados sobre a Sputnik V à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em setembro e a realização de testes da vacina em outubro. Até agora, nada ocorreu.

Enquanto isso, a própria Rússia começa a imunizar sua população usando a Sputnik V neste sábado. Já a Argentina, que também fechou um acordo com os russos, anunciou que disponibilizará a vacina a seus cidadãos em dezembro ou janeiro.

No caso do Paraná, o acordo com os russos foi formalizado por meio do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) e o Fundo de Investimento Direto da Rússia. Procurado pelo UOL, o Tecpar não detalhou o que impediu o avanço da parceria acerca da vacina.

O órgão informou somente que o fundo de investimento russo alterou o projeto negociado com o Brasil. O instituto declarou que aguarda uma definição da Rússia para que a parceria avance.

Segundo o próprio Tecpar, qualquer informação adicional sobre o acordo deve ser solicitada aos russos. O UOL entrou em contato com o Fundo de Investimento Direto da Rússia. O responsável pela divulgação das informações recebeu as mensagens da reportagem, mas não respondeu.

Em outubro, o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia chegou a divulgar uma nota informando que havia enviado documentos sobre a Sputnik V à Anvisa. Esses documentos serviriam para iniciar o processo de registro da vacina segundo regras do Brasil.

UOL/Imagem: Seda Servet/Shutterstock