Escrito por 09:19 Agricultura

Paraná tem 7 produtos de plantio exclusivo do estado

Compartilhe

O Paraná tem sete produtos com indicação geográfica reconhecidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e protegido pelas leis de propriedade e direitos industriais. O selo impede a reprodução de produtos típicos em outras regiões do Brasil. As informações são do G1.

Os produtos paranaenses com selo de indicação geográfica são:

Café de Norte Pioneiro do Paraná
Erva-Mate de São Mateus do Sul
Goiaba de Carlópolis
Queijo da Colônia Witmarsum
Mel do Oeste do Paraná
Uvas de Marialva
Melado de Capanema


O Melado de Capanema, produzido no sudoeste do Paraná, foi o último a receber reconhecimento, em dezembro de 2019. A tradição vem de família e passa de geração para geração.

Os produtores garantem que o relevo, o clima e a proximidade com o Rio Iguaçu fazem com que a cana-de-açúcar seja saborosa e ideal para a produção do melado.

Nas fábricas, os empresários estão investindo na ampliação e modernização dos equipamentos. A expectativa é que o reconhecimento da indicação geográfica aumente a procura e as vendas do Melado de Capanema.

Na Colônia Witmarsun, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, dois tipos de queijo ganharam o selo.

Segundo o mestre queijeiro Aldecir Isbrecht, o grande segredo para a produção do queijo está na qualidade do leite. No caso do Queijo de Witmarsun, todo o leite é produzido na própria Colônia.

Goiaba de Carlópolis

Com tamanho maior e textura mais firme, a Goiaba de Carlópolis demora mais tempo para estragar depois da colheita. No campo, o cuidado é redobrado. Todas as frutas são envolvidas em um plástico para proteção contra pragas.

A agrônoma Luiza Rocha Ribeiro disse que os produtores participaram de feiras internacionais e iniciaram a exportação da fruta para vários mercados, principalmente da Europa.

Na fila
Outros produtos paranaenses ainda estão na fila para ganhar o reconhecimento da indicação geográfica. Quatro são do litoral: a Cachaça de Morretes, a Bala de Banana de Antonina e o Barreado e a Farinha de Mandioca do Litoral.

Close