Escrito por 18:24 Saúde

Paraná mantém a liderança em transplantes de órgãos no Brasil

 

O Paraná está na vanguarda no transplantes de órgãos no Brasil. Só nos primeiros quatro meses do ano, foram realizados 235 procedimentos, sendo 155 de rim, 76 de fígado, quatro de coração, além de 254 de córneas. Os números colocam o Estado na liderança nacional na realização de transplantes.

Não é por acaso o resultado apurado no primeiro semestre. O Paraná é a única unidade da Federação que aprovou um Plano Estadual de Doação e Transplantes. Por meio dele, as ações estão planejadas até 2022, com controle absoluto por meio da Sala de Situação, que monitora todo sistema 24 horas por dia.

O resultado foi comemorado pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR). Segundo o parlamentar, o Paraná é exemplo para o Brasil em diversos segmentos e o desempenho no transplantes de órgãos é motivo de orgulho para todo paranaense. “As boas práticas precisam ser divulgadas. Os envolvidos nesses procedimentos que salvam vidas estão de parabéns. O Governo Estadual, os servidores da saúde e todos profissionais. Orgulho do nosso Paraná”, afirmou em suas redes sociais.

Estrutura
A liderança no ranking nacional só foi possível graças à estrutura oferecida ao sistema de transplantes. No Paraná, só este ano, as quatro aeronaves do governo realizaram 57 missões de apoio, com 117 horas e 55 minutos de voo. Ao todo, transportaram 11 órgãos em quatro meses.

Close