por 09:21 Destaques, Economia, Luiz Claudio Romanelli

Paraná já trilha caminho da retomada na economia, diz Romanelli


O setor produtivo mostra, mesmo com a pandemia, a disposição de investir, o que denota sinais claros que a retomada da economia será rápida no Paraná. Os exemplos estão em várias regiões e cidades: em Rolândia, com a instalação da maior fábrica de empanados do mundo, um investimento de R$ 1,8 bilhão, e na oferta de 500 novos empregos da Copacol em suas unidades de Nova Aurora, Toledo, Cafelândia e Ubiratã. “O Paraná já começa a trilhar um novo caminho dentro do seu potencial econômico com a criação de novos empregos”, destacou o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).
A Copacol já é a maior produtora de tilápias do país. É capaz de abater 160 mil tilápias/dias e planeja produzir 250 mil peixes por dia até 2023. Há ainda outros exemplos: em São Jorge D’Oeste, a Piracanjuba prepara a implantação da maior fábrica de queijos do país, com R$ 80 milhões em investimento na cidade do Sudoeste. Já a farmacêutica Prati-Donaduzzi, em Toledo, corre atrás para liderar a produção de genéricos com a construção uma nova fábrica na cidade

O deputado aponta que a atração de novos investimentos no Estado consolida as diretrizes pactuadas nos últimos anos pelo governo que incentivam a ampliação dos negócios. “Essa política de atração de novos investimentos mantém a mão de obra no estado e nas regiões pelos empreendimentos, evitando, dessa maneira, a fuga de trabalhadores para os grandes centros já saturados”, observou Romanelli em entrevista na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24).

Capacidade e estrutura – 
Em referência à Copacol, Romanelli pontuou que enquanto se convive com uma taxa de desemprego no Brasil que vem crescendo em um ritmo acelerado, devido, também, à crise pandêmica, fechando o primeiro trimestre do ano com 14,7% das pessoas desocupadas, a cooperativa do agronegócio mostra que tem espaço para crescer e oferece 500 vagas de empregos, mantendo as famílias nas regiões de origem.
O deputado lembrou que o governador Ratinho Junior pontuou a capacidade e a estrutura que o estado oferece para receber os novos investimentos. “Quando uma empresa consolidada e de porte internacional decide por um investimento bilionário, atesta que o Paraná está no caminho certo. Isso vai ser muito importante na retomada da economia paranaense e na geração de emprego e renda”, disse Ratinho Junior durante o anúncio da JBS em ampliar os investimentos no Paraná.
Romanelli chama atenção que o Paraná serve também de exemplo ao governo federal na reversão do desemprego. “O Paraná está fazendo a lição de casa, mas é preciso que o governo federal também dê sua contribuição, principalmente com incentivos fiscais, reformulação no Sistema Nacional de Emprego, fortalecendo os programas de formação profissional e investimentos, para o Brasil voltar a crescer aos níveis de 5% ao ano, como é desejo de qualquer nação em desenvolvimento e com potencial de riqueza como a nossa”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com