por 10:32 Sem categoria

PARANÁ INICIA MISSÃO COMERCIAL NA ARGENTINA NESTA QUARTA-FEIRA

PARANÁ INICIA MISSÃO COMERCIAL NA ARGENTINA NESTA QUARTA-FEIRA

Mais de 70 pessoas vão participar da missão empresarial que está sendo promovida pelo Governo do Paraná e pela província argentina de Salta para o III Encontro de Representantes de Comércio Exterior da Argentina, que acontece naquela província entre os dias 27 e 29 de maio. Para os empresários e representantes de órgãos e entidades públicas paranaenses, o evento se configura como uma grande oportunidade para avaliar tendências e oportunidades de ampliar e prospectar negócios entre as duas regiões.

De acordo com o coordenador da missão e secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Paraná, Santiago Gallo, esta é a maior missão de entidades empresariais realizada nos últimos anos. “Vamos iniciar o processo de consolidação comercial entre Argentina e Paraná, seguindo orientação do governador Roberto Requião no sentido de fortalecer o comércio. Não é uma mera rodada de negócios, mas uma missão institucional que vai planejar os próximos dois anos de atividades entre as províncias argentinas e o Sul do Brasil, em especial o Codesul, com a participação de representantes da Presidência da República e entidades representativas do Estado”, afirmou.

A missão é fruto da parceria firmada entre Requião e o governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, acertado em março deste ano. O acordo prevê ações de cooperação em diversas áreas, como comércio, turismo e meio ambiente, conforme destacou o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Virgílio Moreira Filho. “Nesta missão vamos conhecer o potencial das regiões argentinas e avaliarmos as possibilidades de negócios entre as regiões”, explicou.

Para o diretor empresarial da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços Brasil-Argentina do Paraná, Julio Maito, a missão será muito importante para que a integração entre os países do Mercosul possa ser regionalizada. “Em termos de comércio, o Paraná deve estar sempre voltado para os parceiros da América Latina, em especial para os países que compõem o bloco. Argentina e Brasil têm um bom nível de comércio exterior, mas queremos que este nível de negócios cresça, e a missão vem proporcionar o conhecimento do potencial de cada região”, disse.

Dessa forma o comércio entre os dois países é descentralizado, fugindo do eixo Buenos Aires e as províncias de Santa Fé e Córdoba, conforme salientou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Akel. “Esta é uma oportunidade para ampliarmos nossos horizontes para as outras regiões”, disse. Ele destacou a área da agricultura, especialmente o agronegócio, como forte candidata ao desenvolvimento de ações, além de projetos em conjunto para micro e pequenas empresas. “Haverá intercâmbio de informações sobre as atividades governamentais nessas áreas”, afirmou.

A vontade dos empresários paranaenses em expandir o mercado para outros países foi destacada pela presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Avani Tortato Slomp Rodrigues. “As missões são grandes oportunidades de os empresários levarem seus produtos para outros países, principalmente em um evento amplo como este, que envolve empresários de todas as regiões da Argentina. O aproveitamento dessa oportunidade depende de cada pessoa e vemos que este grupo está muito interessado em buscar possibilidades de negócios no mercado externo”, afirmou Avani.

PARTICIPANTES – É justamente para conhecer um pouco mais sobre as possibilidades de negócios em Salta que o Xtrategus Group vai participar da missão. O grupo já mantém relações com empresas na região, e pretende expandir sua atuação, conforme disse o diretor de Marketing, Mariano Espinoza. “Vamos conhecer as potencialidades, as empresas e os empresários no setor. Queremos colocar nossos serviços à disposição e avaliar a necessidade de desenvolvermos novos projetos com essas regiões”, afirmou.

No comércio de material de construção a expectativa é boa, já que há possibilidade de grande mercado para compra e venda de produtos entre as duas regiões, conforme disse o diretor da Betonex Indústria e Comércio de Materiais de Construção, Neuto Baú. Neuto vai apresentar no evento o produto desenvolvido pela empresa: uma massa ecológica para assentamento de tijolos. “O mercado para material de construção na Argentina é grande e estamos na expectativa de levar nosso produto para lá”, disse.

O diretor do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná, Celso Machado, também destacou o mercado de materiais de construção como uma grande oportunidade, assim como a área de vinhos e de embutidos. “Esta missão será muito boa para tentarmos atender aos anseios da nossa classe. Temos muitos empresários que atuam fortemente em supermercados, por exemplo, e, na Argentina, há canais distribuição e vendas para levar nossos produtos e trazermos os deles para cá”, avaliou.

Aproveitando o forte mercado de embutidos, o setor de alimentos também estará presente na missão. A empresa Vapza Alimentos pretende encontrar no evento possibilidades de começar a exportar e distribuir seus produtos em toda a Argentina, conforme disse o gerente de Comércio Exterior, Luiz Mion. “Temos uma linha de vegetais cozidos a vapor, embalados à vácuo, que não necessitam de refrigeração, como batata, feijão e seleta de legumes, além de frango desfiado. Queremos um parceiro no mercado argentino para este comércio”, disse.

Diversas outras empresas e entidades participam da missão, como Federação do Comércio do Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Sebrae, Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público, Federação das Indústrias do Paraná, Câmara de Comércio e Serviços Brasil-Argentina do Paraná, Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Ferroeste, Porto de Paranaguá e Porto Seco de Maringá, Correios, Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná, Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Unicentro.

Representando o Governo Federal participam o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas –, e o assessor especial da Presidência. Na esfera estadual, estarão as secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Comunicação Social, do Turismo, da Cultura e da Agricultura. As prefeituras de Curitiba e de Foz do Iguaçu também estarão presentes.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com