por 10:54 Sem categoria

Paraná está representado por 23 atletas nas Olimpíadas de Pequim

Paraná está representado por 23 atletas nas Olimpíadas de Pequim

O Paraná estará representado nas Olimpíadas de Pequim por 23 atletas nascidos no Estado, igual número da competição anterior, na Grécia. É o quinto do País em número de atletas, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “Com a retomada dos Jogos Colegiais do Paraná, a partir de 2003, não tenho dúvidas de que teremos mais representantes do Estado em olimpíadas a partir de 2012, em Londres, e de 2016, quem sabe no Brasil, e em outras competições internacionais. Com a participação de colégios de todos os municípios, os Jogos Colegiais funcionam como uma escola de atletas”, constata o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha.

Seis atletas são de Curitiba (Emanuel, Samuel, Thiago Neves, Bruno Fontes, Juraci Moreira e Ethiene Franco); quatro, de Maringá (Alê, Renato Tupan, Natália Falavigna e Simone Jatobá); dois de Londrina (Rafinha e Giba) e um de Arapongas (Luciano Pagliarini), Assaí (Renata Costa), Campo Mourão (Léo), Diamante do Norte (Serginho), Jacarezinho (Francielle Nascimento), Jandaia do Sul (Jadel Gregório), Medianeira (Ega), Nova Cantu (Andréia Suntaque), Palotina (Tânia Spindler), Pato Branco (Alexandre Pato) e Toledo (Nicole Muller).

Desses 23 atletas, 16 são de modalidades coletivas e sete de provas individuais. O principal paranaense, que vai para a quarta participação em olimpíadas, é Emanuel, do vôlei de praia, que forma dupla com o baiano Ricardo. Ele tem uma medalha de ouro em olimpíada (Atenas) e oito títulos mundiais.

Na Grécia, em 2004, os paranaenses conquistaram quatro medalhas: duas de ouro, com Emanuel, no vôlei de praia, e Giba e Serginho, no vôlei de quadra; uma de prata, de Andréia Suntaque, Dayane Rocha e Renata Costa, no futebol; e outra de bronze, de Vanderlei Cordeiro de Lima, na maratona.

Em Pequim, as grandes promessas de medalhas são novamente Emanuel, no vôlei de praia, e Giba, Serginho e Samuel, no vôlei de quadra. No futebol há possibilidade de medalhas, tanto no masculino quanto no feminino. Outro paranaense com chance é Jadel Gregório, no salto triplo, principalmente após a desistência do atual campeão olímpico, o sueco Christian Olsson. E com um pouco de chance aparece a dupla Êga e Francielle, no basquete.

Atletismo
Salto triplo
Jadel Gregório
Marcha atlética
Tânia Spindler

Basquete
Francielle Nascimento (Fran)
Soeli Zakrezeski (Ega)

Ciclismo
Luciano Pagliarini

Futebol
Alexandre Pato
Thiago Neves
Rafinha
Andréia Suntaque
Simone Jatobá
Renata Costa

Ginástica Artística
Ethiene Franco

Ginástica Rítmica
Nicole Muller

Handebol
Alexandre Vasconcelos (Alê)
Leonardo Bortolini (Léo)
Renato Tupan

Taekwondo
Natália Falavigna

Triatlo
Juraci Moreira

Vela
Bruno Fontes

Vôlei de quadra
Giba
Samuel
Serginho

Vôlei de praia
Emanuel

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com