Arquivos

Categorias

Paraná é referência mundial em captação de órgãos, destaca Michele Caputo

O Paraná fechou o primeiro semestre de 2018 com o melhor desempenho da história em doação de órgãos. A informação é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Com o resultado, o Estado segue no topo do ranking brasileiro e se consolida como referência mundial no setor, segundo o ex-secretário estadual da Saúde, Michele Caputo.

“O que fizemos no Paraná é um case de sucesso que merece ser compartilhado. Saímos do 9º para o 1º lugar do Brasil em doação de órgãos e agora batemos o recorde brasileiro de desempenho neste quesito. Algo inimaginável”, enfatiza Michele Caputo, que deixou o cargo para ser pré-candidato a deputado estadual após sete anos à frente da pasta.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, o Estado realizou 602 captações de órgãos no período entre janeiro a junho deste ano. Isso representa um índice de 50,2 doações efetivas/100 mil habitantes. “Se o Paraná fosse um país, teríamos o melhor desempenho do mundo nesta área. Isso mostra o quanto avançamos em um setor tão importante da saúde pública. Milhares de vidas são salvas todos os anos graças a esta ação”, destaca o ex-secretário.

Para se ter ideia, a fila de espera por um órgão no Paraná caiu para menos da metade. Em 2010, quatro mil pessoas aguardavam por transplante no Estado. Hoje este cadastro tem pouco mais de 1,2 mil pacientes. “Mais do que bater recordes, estamos salvando vidas. Isso não tem preço”, reforça Michele Caputo.

Em sete anos, o Sistema Estadual de Transplantes passou por uma verdadeira transformação. A organização da rede, a capacitação dos profissionais e a conscientização da população ajudaram bastante para esta evolução. Além disso, a frota aérea do Estado hoje está à serviço da Saúde, com prioridade para o transporte de órgãos e equipes transplantadoras.