Arquivos

Categorias

Paraná contra trabalho infantil

A primeira ação da Força-Tarefa Infância Segura ocorreu durante o Carnaval, com ações em Curitiba e Litoral do Paraná, garantindo a diversão dos filhos e a tranquilidade dos pais. A Força-Tarefa Infância Segura de Prevenção e Combate a Crimes Contra a Criança foi idealizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Trabalho e Família e integra políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência. - Foto: Divulgação SEJUF

O Governo do Paraná e o Governo Federal uniram forças e deflagraram na noite desta sexta-feira (05) mais uma ação de combate ao trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador.

A operação envolveu a Força-Tarefa Infância Segura, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho; a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, Polícia Militar e Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), com apoio de órgãos municipais, BPTran, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.

Foram visitados estabelecimentos nos bairros Água Verde, Centro, São Francisco e Alto da XV selecionados pelo Governo Federal em função de denúncias de exploração de mão-de-obra infantil. Houve apreensão de drogas ilícitas, autuação de estabelecimentos e encaminhamento de adolescentes por estarem em locais de risco.

As equipes também realizaram abordagens em bares e casas noturnas a fim de combater, conscientizar e sensibilizar a população sobre violência e trabalho infantil.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho Ney Leprevost, acompanhou a ação. “Essa nova fase da Força-Tarefa Infância Segura reforçou a prevenção e repressão de crimes contra a criança que tratamos como prioridade nesta gestão”, disse ele.

Segundo o coordenador da Força-Tarefa Infância Segura e diretor do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi, a cooperação integrada entre as esferas estadual e federal é fundamental.

“Essa operação faz parte do nosso pacto. Foi uma demanda da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, e os auditores do Trabalho aqui do Paraná pediram apoio da Força-Tarefa para fiscalizar possíveis focos de trabalho infantil em estabelecimentos comerciais”, explicou. Durante a operação, ele enfatizou, também, a divulgação do Canal de Denúncias 181.