Arquivos

Categorias

Paraná busca apoio da bancada para mudanças no modelo federal de arrendamento de Paranaguá

O Governo do Estado pediu apoio aos senadores e deputados paranaenses para mudar o plano de arrendamento apresentada pelo governo federal ao Porto de Paranaguá. O encontro na noite desta terça-feira, 8, em Brasília reuniu os secretários Pepe Richa (Infraestrutura), Luiz Dividino (Appa) e Amauri Escudero (Representação).

“Entendo que Paranaguá foi tratada como os demais portos, quando merecia ter um tratamento um pouco diferente, pois foi o primeiro Estado a ter pronto o plano de zoneamento do porto”, disse Pepe Richa.

Na avaliação dos paranaenses, a proposta do governo federal vai provocar atrasos na modernização do porto e não vai levar em conta as características específicas de Paranaguá. “Criamos as 20 áreas de expansão, encaminhamos para Brasília, conseguimos colocar na lei um dispositivo – outros portos nos ajudaram – podendo ser feita a delegação aos estados. Mas esta possibilidade foi negada ao Estado”, acrescenta Pepe Richa.

Luiz Dividino disse que é preciso olhar para o histórico do crescimento do Porto e as dificuldades de escoamento da produção. “O Porto de Paranaguá cresceu 300% nos últimos 20 anos, a mesma taxa dos tigres asiáticos. Mas estamos atendendo mal nossos clientes, com muitas dificuldades de escoamento. Pelo nosso corredor de exportação passam 6 milhões de toneladas por ano. O assunto é gravíssimo. Precisamos dar um choque de capacidade. Nosso porto tem que ter condições de escoar”.

“Cabe a nós darmos nossa contribuição ao processo. O Paraná é um estado maduro para tratar desde tema. Fomos o primeiro a apresentar o plano de arrendamentos, temos plenas condições de buscar aperfeiçoar o que foi apresentado. Nosso trabalho agora será convencer os técnicos que elaboraram esta proposta sobre a importância do Paraná no contexto portuário nacional”, completou Dividino.