Arquivos

Categorias

Paraná amplia rede pública para tratamento de câncer com 24 hospitais

O Paraná conta com uma estrutura formada por 24 hospitais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento do câncer. A rede atende uma demanda crescente: atualmente, o estado tem 36.900 pessoas com a doença — 19.190 homens e 17.710 mulheres.

Neste 8 de abril, Dia Mundial de Luta contra o Câncer, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou os esforços para fortalecer o atendimento oncológico. “Estamos investindo na atualização do Plano Estadual de Atenção para Diagnóstico e Tratamento do Câncer e na recomposição do Teto MAC, que define o valor máximo de repasse para custeio desses serviços”, afirmou.

Entre os hospitais que prestam esse atendimento, dois estão em Cascavel: a Uopeccan e o Ceonc. Curitiba concentra a maior parte, com seis unidades. Veja como está a distribuição dos hospitais oncológicos pelo estado:

  • Apucarana: Hospital da Providência
  • Arapongas: HONPAR
  • Campina Grande do Sul: Hospital Angelina Caron
  • Campo Largo: Hospital São Lucas e Hospital do Rocio
  • Campo Mourão: Santa Casa
  • Cascavel: Uopeccan e Ceonc
  • Curitiba: Evangélico Mackenzie, Erasto Gaertner, Santa Casa, São Vicente, Hospital de Clínicas e Pequeno Príncipe
  • Francisco Beltrão: Hospital Deus Menino
  • Foz do Iguaçu: Hospital Ministro Costa Cavalcanti
  • Guarapuava: Hospital São Vicente
  • Londrina: Hospital Universitário e Hospital do Câncer
  • Maringá: Santa Rita e Hospital do Câncer
  • Ponta Grossa: Santa Casa
  • Umuarama: Uopeccan
  • Pato Branco: Hospital Policlínica

A rede oncológica estadual tem papel essencial para garantir o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, reforçando o compromisso com a saúde pública e com os pacientes em todas as regiões do Paraná.