O Paraná conta com uma estrutura formada por 24 hospitais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento do câncer. A rede atende uma demanda crescente: atualmente, o estado tem 36.900 pessoas com a doença — 19.190 homens e 17.710 mulheres.
Neste 8 de abril, Dia Mundial de Luta contra o Câncer, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou os esforços para fortalecer o atendimento oncológico. “Estamos investindo na atualização do Plano Estadual de Atenção para Diagnóstico e Tratamento do Câncer e na recomposição do Teto MAC, que define o valor máximo de repasse para custeio desses serviços”, afirmou.
Entre os hospitais que prestam esse atendimento, dois estão em Cascavel: a Uopeccan e o Ceonc. Curitiba concentra a maior parte, com seis unidades. Veja como está a distribuição dos hospitais oncológicos pelo estado:
- Apucarana: Hospital da Providência
- Arapongas: HONPAR
- Campina Grande do Sul: Hospital Angelina Caron
- Campo Largo: Hospital São Lucas e Hospital do Rocio
- Campo Mourão: Santa Casa
- Cascavel: Uopeccan e Ceonc
- Curitiba: Evangélico Mackenzie, Erasto Gaertner, Santa Casa, São Vicente, Hospital de Clínicas e Pequeno Príncipe
- Francisco Beltrão: Hospital Deus Menino
- Foz do Iguaçu: Hospital Ministro Costa Cavalcanti
- Guarapuava: Hospital São Vicente
- Londrina: Hospital Universitário e Hospital do Câncer
- Maringá: Santa Rita e Hospital do Câncer
- Ponta Grossa: Santa Casa
- Umuarama: Uopeccan
- Pato Branco: Hospital Policlínica
A rede oncológica estadual tem papel essencial para garantir o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, reforçando o compromisso com a saúde pública e com os pacientes em todas as regiões do Paraná.
Deixe um comentário