por 10:09 Assunto

Paraguai vai participar do Enic, maior evento da construção civil brasileira

Paraguai vai participar do Enic, maior  evento da construção civil brasileira

Dirigentes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Paraná-Oeste), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e do Foro Brasil-Paraguay discutiram nesta segunda-feira (7), no Centro Executivo de Itaipu, a participação de empresários paraguaios no 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

O evento, considerado o maior da construção civil brasileira, será realizado de 11 a 13 de maio de 2016, em Foz do Iguaçu (PR), com a expectativa de reunir cerca de 2 mil empresários do setor. O tema do encontro será “O futuro nós construímos”.

O grupo foi recebido pelo assistente da Direção Geral de Itaipu, Joel de Lima. Estavam presentes o vice-presidente do Sinduscon/Paraná Oeste, Renato Pena Camargo; o ex-presidente Fernando Dillenburg; e o vice-presidente da Cbic, entidade promotora do evento, Ricardo Prestes Mion.

Por parte do Foro Brasil-Paraguay, participaram o presidente da entidade, José Daniel Nasta; a advogada Graciela Narvaja, da comissão diretora; e o representante do foro em Foz do Iguaçu, José Antônio Basso.

Renato Camargo disse que a sugestão de reunir, pela primeira vez em 88 edições, representantes da construção do Paraguai no maior encontro brasileiro do setor surgiu durante reunião entre o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson José de Vasconcelos.

“A presença dos nossos vizinhos paraguaios seria muito salutar porque temos muitas coisas em comum e poderíamos trocar experiências. Por exemplo, na questão das parcerias público-privadas. E o Joel [de Lima] imediatamente se dispôs a nos ajudar na aproximação dos dois países”, comentou Renato.

José Daniel Nasta avalia que a participação do Paraguai no Enic está em linha com as atividades do foro, especialmente no esforço para facilitar os negócios entre empresas dos dois países.

“Nós somos um foro de negócios e o que temos de criar são caminhos comuns para que possamos nos encontrar. A partir do encontro é que surgem as concretizações [de negócios]. Então, o compromisso que temos é continuar estimulando essas oportunidades para que as coisas aconteçam”, afirmou.

Nasta acrescentou que a participação no Enic também será uma oportunidade para divulgar a Expo Paraguay Brasil, que ocorre em setembro de 2016, em Assunção. A Expo – como o Enic – tem apoio de Itaipu.

Joel de Lima lembrou que o Paraguai tem registrado nos últimos anos um ritmo de crescimento forte, representando uma excelente oportunidade de negócios para empresários brasileiros.

“O Paraguai tem um plano ousado de desenvolvimento, cresce muito, gera muita riqueza e demanda infraestrutura para dar suporte a esse crescimento. E eu diria que o maior volume de investimentos que o Paraguai precisa é exatamente na área da construção civil. São aeroportos, rodovias, moradias. Por isso, acho que este encontro marca o início de uma grande parceria”, concluiu.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com