por 19:48 Sem categoria

Parada da Diversidade reúne 10 mil, segundo a polícia

GLBT
Parada da Diversidade reúne 10 mil, segundo a polícia

Gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros se reúnem em Curitiba, Centro Cívico. Festa vai até às 22h

João Varella

A terceira edição da Parada da Diversidade GLBT de Curitiba, mais conhecida como Parada Gay, reúne 120 mil adeptos no Centro Cívico, neste domingo (29), segundo os organizadores. Mas a contagem da polícia é de 10 mil.

A concentração começou às 13h, no Largo da Ordem, na esquina das ruas São Francisco e Treze de maio. A Parada segue pela Avenida Cândido de Abreu com trios elétricos e seguirá até a Praça Nossa Senhora Salete, onde um palco está montado em frente ao Palácio Iguaçu para shows que devem começar às 17h.

Uma das bandas é a rockeira Baby Lee, formada por lésbicas. Também o artista de pop-rock Mateus Lima Se apresenta com sua banda. Drag Queens famosos da noite curitibana marcarão presença em apresentações especiais.

Segundo Igo Martini, um dos dirigentes da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (Appad), organizadora do evento, movimentos como a Parada da Diversidade GLBT de Curitiba pretendem mobilizar a sociedade para causas como o fim da homofobia e o estabelecimento de direitos iguais entre homo e heterossexuais.

A data do evento local foi escolhida em razão do dia internacional do orgulho gay, comemorada no dia 28. O evento tem por objetivo promover a cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e neste ano utiliza o tema “Viva, ame e seja – Homofobia não combina com democracia”, baseado em um lema da Interpride, organização mundial que reúne grupos de minorias sexuais e ao qual o Appad é filiado.

Fechar