Written by 15:23 Paraná

Agricultura: Palmas vai colher 12 mil toneladas de maçã na safra 2017

Boca Maldita: Palmas vai colher 12 mil toneladas de maçã

A colheita da safra 2017 da maçã já começou em Palmas, no Sul do Paraná. A estimativa da produção ano é de 12 mil toneladas do fruto, considerado de alta qualidade. Os produtores afirmam que o clima contribuiu bastante para o resultado desta colheita. A concentração de fibras e vitaminas faz da fruta importante aliada na prevenção de diversas doenças.

Palmas é considerada a capital da maçã do estado e referência no cultivo da fruta. A cidade conta atualmente com 20 áreas de produção com 400 empregos diretos. Os trabalhadores se dividem entre a colheita e a classificação da fruta,que tem como destino os mercados consumidores do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outras regiões do Brasil.

No pomar do produtor Elmo Shimada, que ocupa uma área aproximada de 14 hectares, são cultivadas as variedades Gala e Fuji e ainda alguns clones como a Galaxy e Fuji Suprema. A produção média diária, no período da colheita, é de 14 mil quilos.

O responsável pelo pomar, Antonio Nereu Rosa, conta que este ano a produção está superando as expectativas, tendo em vista a previsão de 100 quilos de fruta por árvore. “Estou aqui desde 2008 e sempre tivemos boas colheitas, mas este ano estamos colhendo muito bem e esperamos que esta seja uma ótima safra para nós”, explicou Nereu Rosa.

Cuidados
De acordo com o agrônomo João Henrique de Souza Duarte, que presta serviço de consultoria técnica no pomar, a maçã requer alguns cuidados específicos, principalmente no período que antecede a colheita. “É preciso otimizar o processo visando um melhor rendimento dos frutos. Este é um fator que vem proporcionando a senhor Elmo (Shimada) uma produção relativamente boa”, disse.

O agrônomo acredita que o poder público terá uma participação de extrema importância no auxilio aos produtores do município. “Acreditamos que a nova administração terá uma abertura permitindo que Palmas caminhe lado a lado com quem gera renda, fontes como a batata, soja e pecuária, mas principalmente a maçã por ser uma referencia”, concluiu.

Medicinal
A maçã tem importantes propriedades que contribuem para as pessoas ficarem longe do médico. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz da fruta importante aliada na prevenção de doenças.

Entre os benefícios que maçã pode trazer está a ajuda no controle da glicemia, evitando o diabetes. A fruta também ajuda no controle do colesterol, prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), combate doenças respiratórias e estomacais, cárie dentária, câncer, envelhecimento e outras.

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close