por 18:30 Geral

Palavra Livre

Zé Beto Maciel

com Gustavo Aquino, Francisco Vitelli e Adilson Borges

Bolsonaro no Paraná
O Planalto fechou a agenda visita do presidente Jair Bolsonaro no Paraná. Bolsonaro estará no estado em três datas. No dia 24 (sexta-feira), por volta das 14h, inaugura sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa e às 16h, em Castro, entrega títulos do Incra e anuncia investimentos da Conab. O presidente participa ainda de jantar com empresários e lideranças da região. (foto 1)

Motociata
No dia 25 (sábado), Bolsonaro participa pela manhã de um passeio de moto entre Piraí do Sul e Ponta Grossa. A distância entre as duas cidades é de 73 quilômetros pela PR-151. Por esta rota, o passeio será de uma hora

Inauguração
Na próxima semana, dia 1º de outubro (sexta-feira), à tarde, o presidente entrega a ampliação do aeroporto Silvio Name Junior em Maringá, um investimento de R$ 81,5 milhões.

No campo
Institutos de pesquisa saem a campo nesta semana para medir o tamanho do estrago provocado pelos atos de 7 de setembro na imagem de Jair Bolsonaro e de seu governo. (foto 2)

Três candidatos
O senador Oriovisto Guimarães (Pode) apresentou uma PEC para que os três candidatos mais votados no primeiro turno da eleição presidencial do ano que vem possam disputar o segundo turno. Oriovisto disse que objetivo é dar ao eleitorado a opção de decidir entre um candidato de direita, um candidato de esquerda e um de centro. (foto 3)

Luísa na ONU
A deputada Luísa Canziani será a única representante do Brasil no World Youth Group, grupo ligado às Nações Unidas que reúne jovens lideranças políticas do mundo. Luísa falará nesta sexta-feira, 17, sobre a importância de ações em educação. O encontro será transmitido ao vivo pela TV da ONU. (foto 4)

Integração
“Deve ouvir a sociedade, não só o Paraná, Foz do Iguaçu especialmente, mas também o Paraguai. A ponte já tem nome é Ponte da Integração. Com todo respeito ao ex-governador Jaime Lerner, mas não se ouvir as entidades, as instituições, não se ouviu o povo, acho que não se muda um nome assim sem consultar. Essa é a minha posição pessoal, vai cair lá na Comissão de Educação, vamos ver como é que isso termina” – do senador Alvaro Dias (Pode) na entrevista ao jornalista Airton José na Rádio Cultura. (foto 5)

Apoio
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) pediu ontem à direção da Copel, em Curitiba, apoio à realização do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu. A intenção é fazer uma boa festa natalina e inseri-la no calendário do turismo do Paraná.

Reeleito
João Martins foi reeleito na presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil para mais um mandato até 2025. “Estarmos cada vez mais unidos para enfrentar os desafios futuros. O resultado unânime credencia minha gestão para atuar com a plena participação e com a união de todas as 27 Federações nessa nova empreitada”, afirmou. (foto 6)

Mapa
Informar com maior precisão os locais onde ocorrem danos ambientais é o objetivo do mais recente aperfeiçoamento do SireneJud. O painel de monitoramento contendo informações sobre ações judiciais e termos de ajustamento de condutas sobre o meio ambiente passará a ser alimentado, a partir de agora, com a localização geográfica do dano causado. A medida foi anunciada pelo presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, e o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras. Os dois órgãos são responsáveis pela operação da plataforma SireneJud.

Vaga
Já estão abetas as inscrições de desembargadoras e desembargadores para o preenchimento de uma vaga de membro substituto do TRE. O cargo a ser preenchido é em decorrência do término do mandato do desembargador Fernando Ferreira de Moraes.

Saúde mental
A psicóloga Lígia Angélica Radis Steinmetz e a psiquiatra Layna Nunes palestram no dia 25 sobre saúde mental ao curso de hotelaria da Unioeste- Foz.

Captação
O Hospital Universitário do Oeste acompanhou a captação de um pulmão, algo bastante raro por conta da condição dos pacientes em ventilação mecânica, além disso, o transporte precisa ser rápido, tendo em vista que o órgão tem uma vida útil de quatro horas até ser transplantado. As duas últimas captações de pulmão foram registradas em março de 2020. O pulmão foi captado e transportado por uma equipe do Rio Grande do Sul. Também foi realizado a captação de rins e fígado. (foto 7)

Apoio à formação
Lançado no ano passado, o Programa de Integração Universidade Empresa dá a oportunidade a jovens estudantes de formação profissional. A parceria envolve o Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Sebrae, empresas e universidades da região. Ao todo, 67 projetos já foram realizados em empresas de Foz do Iguaçu com 163 estudantes. Recentemente mais 11 projetos foram aprovados e os estudantes receberão bolsas de estudos no valor de até R$ 800, em atividades de pesquisa aplicadas.

Francischini e Greca
Com a fusão entre o DEM e o PSL no plano nacional, uma pergunta paira sobre os políticos locais: se vão vestir a camisa no novo partido ou se vão procurar abrigo em outras siglas. Mas é muito difícil o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM) e o deputado Fernando Francischini (PSL) se abracem no novo partido. Ambos disputaram a prefeitura em 2020. (foto 8)

Maior bancada
Na Assembleia Legislativa, será formada a maior bancada do legislativo com 12 deputados. Do PSL, Coronel Lee, Delegado Fernando Martins, Do Carmo, Fernando Francischini, Emerson Bacil, Luiz Fernando Guerra, Ricardo Arruda e Subtenente Everton, se juntam aos deputados do DEM, Dr. Batista, Elio Rusch, Nelson Justus e Plauto Miró.

Bancada II
Na bancada federal paranaense, o deputado Pedro Lupion (DEM) se juntará aos colegas do PSL, Aline Sleutjes, Felipe Francischni e Filipe Barros. Podem ser quatro deputados ultrapassando as bancadas do PL, PSD e PT que têm três deputados cada, se tornando assim a maior representação paranaense na Câmara dos Deputados.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com