Palavra Livre 0 1

Zé Beto Maciel

com Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

Cidade da Polícia
O vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio (PSD) confirmou que a Secretaria Estadual de Segurança vai implantar próximo a Ponte da Amizade um “shopping da polícia”, uma estrutura que vai reunir as forças de segurança estadual, federal e municipal. A Polícia Militar vai instalar no local um batalhão de turismo.

Adiada
A entrada do presidente Jair Bolsonaro no PL subiu no telhado. O presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, disse que a filiação que seria no dia 22 de novembro foi adiada, mas não apontou a data.

Pré-temporada
A prefeitura de Pontal do Paraná liberou a realização de eventos com até 80% de ocupação em locais abertos e 70% de ocupação em ambientes fechados. O decreto do prefeito Rudão Gimenes (MDB) também confirma o fim do toque de recolher. É o litoral se preparando para o verão, apostando até no fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, a praia, por exemplo.

Apoio à hotelaria
O setor hoteleiro tem uma expectativa de voltar a operar normalmente em 2022, mas, na maior parte do Paraná, os novos investimentos estão aguardando a recuperação e a volta do faturamento. Em Foz, os lançamentos e ampliações mostram que os empresários estão mais confiantes. Na última sexta-feira (12), a Paraná Turismo, sediou em Curitiba,  o evento “Retomada da Hotelaria – Momento atual, sustentabilidade e desafios” com representantes de diversos estados. O presidente da autarquia do governo estadual, João Jacob Mehl, afirma que haverá novos programas de apoio ao setor.

Apoio  II
“Temos muito respeito aos investidores, especialmente os do ramo da hotelaria, que representa o mais alto investimento no turismo. Consequentemente, os proprietários de hotéis, assim como os de restaurantes, foram um dos que mais sofreram durante a pandemia. Diante disso, o Estado está projetando e apoiando programas para que haja uma recuperação plena”, antecipou.

Políticas conjuntas
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse que com a posse dos novos prefeitos Miguel Prieto (Ciudad del Este), Nelson Caño (Hernandarias) e Roque Godoy (Presidente Franco), será possível as quatro cidades desenvolverem políticas conjuntas, além das áreas de turismo, segurança e saúde, entre as quatro cidades. Pietro se interesse pelo programa Orçamento Participativo. O vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio (PSD), o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício (PSD) e o secretário Paulo Angeli (Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação), prestigiaram a posse dos prefeitos e vereadores das três cidades.

Flexibilização
O Paraná deverá flexibilizar as medidas de combate à covid-19 após o boletim sem mortes por coronavírus registrado neste domingo (14). Mas ainda é necessário manter alguns cuidados, diz o secretário Beto Preto (Saúde). “Teremos  flexibilizações, mas ainda é hora de manter o uso de máscaras, a lavagem das mãos, o álcool em gel. E, sempre que possível, em ambientes fechados, manter portas e janelas abertas, deixando o ar circular”, disse.

Privatização
O Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, é a próxima unidade de conservação a ser repassada para exploração da iniciativa privada e deve avançar após a publicação da licitação para a concessão do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, prevista ainda para este mês. No Paraná, o Parque Vila Velha já está privatizado. O Parque Nacional do Iguaçu está na lista do ICMBio de licitação.

Bicho do Paraná
Depois de mais de 30 anos, a RPC/TV Globo está reeditando a campanha Bicho do Paraná, icônica nos anos 80 e 90 com a o refrão da música de João Lopes. “Eu não sou gato de Ipanema/Sou bicho do Paraná”.

Em alta
O Foz Cataratas nas semifinais da Liga Nacional de Futsal, o Coritiba que garantiu acesso à série A do campeonato brasileiro e Athlético Paranaense na final da Sulamericana (no dia 20 em Montevidéu no Uruguai) mostra que o Paraná está em alta nos dois esportes. Ágatha Rippel, do vôlei de praia, venceu a etapa mundial em Itapema (SC).

Liberou
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) confirmou que a ANTT liberou o tráfego de ônibus e vans em viagens ao Uruguai. “O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, comunicou a liberação do serviço de transporte rodoviário internacional de passageiros”. Romanelli estava preocupado com o acesso dos torcedores brasileiros para acompanhar as finais da Copa Sul-Americana entre Athletico Paranaense e Red Bull Bragantino no dia 20  e da Libertadores da América, entre Palmeiras e Flamengo, em  27 de novembro. Os dois jogos serão disputados em Montevidéu, capital do Uruguai.

Candidato a deputado
O ex-coordenador da Lava-Jato, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol anunciou que sua filiação ao Podemos vai ocorrer em dezembro e que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados. “Eu tenho várias ideias sobre como posso contribuir e eu serei capaz de avaliar, refletir e orar melhor sobre essas ideias depois de sair do Ministério Público”, disse.

Cartão Futuro
O programa Cartão Futuro, que incentiva as empresas a dar oportunidades a jovens aprendizes de 14 a 21 anos, foi apresentado a empresários de Foz do Iguaçu e região.“O Cartão Futuro é o maior programa no Brasil para incentivo ao primeiro emprego. Além de tirar os jovens das ruas, o programa combate a evasão escolar, uma vez que para participar é necessário que o adolescente esteja matriculado”, disse o secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho), que coordena o programa no Estado. (foto 12)

Unidade em SMI
A Cocamar inaugurou uma unidade em São Miguel do Iguaçu. A nova unidade vai atender o produtor rural da região com assistência técnica para garantir uma boa produtividade, insumos agrícolas entre eles sementes, fertilizantes, corretivos, adubos e outros produtos e serviços.

Vale Livro
A Secretaria Municipal da Educação vai distribuir 20 mil vale-livros para os alunos da rede municipal de ensino. As trocas poderão ser feitas no estande da secretaria durante a 16ª Feira Internacional do Livro, que acontecerá entre os dias 20 a 27 no Clube Gresfi. A prefeitura de Foz do Iguaçu investiu R$ 606 mil na compra dos livros. A Secretaria da Educação entregará ainda mais de 3 mil livros aos professores.

Previous ArticleNext Article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolsonaro vai assinar com TCE cooperação no uso de satélite na fiscalização de obras públicas 0 4


Informação foi confirmada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, o astronauta Marcos Pontes

O presidente Jair Bolsonaro poderá vir ao Paraná nos próximos dias, para assinatura de um acordo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) para uso de satélites na fiscalização de obras públicas.

A informação foi confirmada ao presidente do órgão, conselheiro Fábio Camargo, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, ao justificar o adiamento do ato previsto nesta quarta-feira (24).

A agenda com Bolsonaro, que poderá ser em Curitiba ou em Brasília (DF), será organizada pelo deputado federal Filipe Barros. O parlamentar confirmou o encontro em uma ligação por videoconferência ao lado de Marcos Pontes, revelou o Blog do Zé Beto.

Na conversa, o presidente do TCE-PR aproveitou para agradecer ao ministro e à direção do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) pelo apoio. O uso de satélites pode economizar milhões em recursos públicos, antecipar as fiscalizações e acabar com os pagamentos antecipados de obras não concluídas ou que não estão seguindo os cronogramas de contrato.

Most Popular Topics

Editor Picks

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com