por 15:41 Destaques, Michele Caputo

Oxímetros doados vão auxiliar no diagnóstico da covid-19, diz Michele Caputo

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, destacou nesta segunda-feira, 3, a entrega de 5.731 oxímetros aos 399 municípios paranaenses. Os aparelhos – medem a saturação de oxigênio no sangue e pode indicar o agravamento da covid-19 – foram doados pela organização Todos pela Saúde e serão utilizados pelas equipes do SUS no acompanhamento de pacientes com a doença.

“O uso do oxímetro é recomendado pela Sociedade Brasileira de Infectologia em campanha de conscientização da importância de monitorar a doença. Aliados aos testes, oxímetro é fundamental para indicar os casos suspeitos da covid-19. É um aparelho simples, indolor, é usado acoplado no dedo do paciente”, completa o deputado.

Em todo o Brasil, estão sendo entregues 104.581 dispositivos, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que organizou a distribuição. No Paraná, a distribuição está sendo feito pela Secretaria Estadual de Saúde.

As cidades com mais de 100 mil habitantes – são 21 no Paraná – receberam diretamente a doação. O foco é monitorar os idosos com mais de 60 anos, considerados os mais vulneráveis à doença. “A associação da idade com comorbidade leva ao risco maior”, afirmou o presidente da SBI, Clóvis Arns da Cunha.

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, que participou da segunda reunião da frente parlamentar, disse que a letalidade da doença entre crianças é quase nula, mas que nos mais idosos pode chegar a 20%.

Fechar