Written by 13:04 Sem categoria

OS PREÇOS E OS VOTOS, POR GERALDO SERATHIUK

O advogado Geraldo Serathiuk apresentou sua monografia de conclusão de curso no MBA de Marketing da UFPR com o seguinte título: “O sistema de preços e a satisfação dos eleitores com seus representantes”. Serathiuk desenvolveu sua monografia com base no sistema representativo e o reflexo da economia no processo político, a exemplo do período recessivo, de desemprego e miséria, que levou o arbítrio a perder as eleições nos anos 80 ou do período de crescimento da última eleição quando mais de 70% dos prefeitos foram reeleitos.

O texto tem como base a “Teoria do Conhecimento” do maior intelectual liberal que é Friedrich Hayek, aquele que, em uma de suas obras, mostra o sistema de preços como um dos mais importantes instrumentos da chegada da informação para as pessoas tomarem suas decisões de negócios e manifestar suas preferências.

O sistema de preços que comunica muito mais do que por números e palavras (escrita ou falada), dos meios de comunicação, pois o movimento dos preços numa direção ou em outra oferece um acesso indireto ao conhecimento da realidade, atingindo as pessoas mais simples nos seus sentimentos e escolhas. O que ajuda os dirigentes políticos nas várias instâncias de poder usufruírem dos frutos da comunicação do sistema de preços, nos momentos de crescimento que ele gera boas noticias.

Interessante que neste caso acaba ocorrendo uma aproximação entre o liberal Friedrich Hayek e Karl Marx que sempre afirmou que a infra-estrutura determina a supra-estrutura política e cultural. Sem querer querendo o estudo mostra como é relativa a importância do marketologo ou dos meios de comunicação, pois o destino de todos os candidatos esta determinado em muito pela circunstância econômica em que se apresentam. Vide o caso de candidatos que foram bombardeados pela mídia e se reelegeram. É a economia meu caro. É o sistema de preços meu caro…… 

(Visited 2 times, 1 visits today)

Close