Escrito por 8:35 Sem categoria

OS POBRES, ESSES SOVINAS

Por Rogério Galindo, na Gazeta do Povo:

Um estudo recente do Ipea mostrou que os ricos brasileiros gastam em três dias o que os pobres demoram o ano inteiro para gastar. Veja qual é a interpretação que você acredita estar mais correta para esses dados. Interpretação A: o Brasil ainda é um país tremendamente desigual. Interpretação B: os pobres brasileiros são todos uns sovinas.

Claro que se trata de uma brincadeira. Ninguém acreditaria na segunda hipótese. Certo? Bem, é difícil garantir. Números podem dizer qualquer coisa que você queira. Basta torturá-los e deformá-los o suficiente. E há gente especializada em “ler pesquisas” por aí. As conclusões são as mais variadas, dependendo normalmente do gosto do freguês que encomendou o levantamento.

A Confederação Nacional da Agricultura, por exemplo, divulgou por esses dias um estudo so­­­bre os assentamentos rurais brasileiros. A CNA da senadora Ká­­­tia Abreu (que já teve uma rusga com os fiscais de trabalho escravo no Norte do país) é obviamente contra a reforma agrária. Portanto, a pesquisa precisa ser vista com cuidado. (Leia mais)

(Visited 3 times, 1 visits today)
Close