por 14:29 Brasil, Política

Oposição apresenta a Baleia Rossi cinco pontos de compromisso, entre eles, projeto da vacina contra covid-19 para todos

Integrantes dos partidos de oposição (PT, PSB, PDT e PC do B), que se comprometeram em apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara, apresentaram uma carta-compromisso ao candidato com cinco pontos que são caros à esquerda para endossar apoio ao candidato.

Segundo o documento, distribuído na noite de segunda (28), Rossi leu em reunião mais cedo e se comprometeu com os termos apresentados.

O ponto principal é o que faz um detalhamento do que a oposição considera independência na administração da Câmara dos Deputados em relação ao governo, como a inclusão na pauta da Casa a votação de projetos de decreto legislativo (que barram decisões do Executivo), a convocação de ministros e autoridades para prestar contas, instalação de CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) e o respeito à minoria.

A oposição também elencou como prioridades projetos que garantam a vacinação contra a Covid-19 para todos, além de um projeto de renda mínima.

A esquerda defende que o governo viabilize uma extensão do auxílio emergencial em 2021 ou pelo menos amplie o Bolsa Família.

De maneira mais vaga, o documento incluiu um trecho que faz referência às privatizações:

“Assegurar a soberania nacional, proteger o patrimônio público e nossas riquezas naturais.”

Uma das razões é que nem Rossi nem líderes da esquerda creem que Jair Bolsonaro se empenhará em colocar alguma estatal à venda após o discurso na Ceagesp, antes do Natal, em que prometeu não privatizá-la.

Os dois primeiros pontos elencados pelos partidos de oposição pedem que não sejam aceitas propostas do Executivo que “deformem” a Constituição e enumeram manifestações que devem ser consideradas alvo de repúdio, como as “que façam apologia da ditadura, da tortura e do arbítrio”.

Fonte: Folha de São Paulo

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com