Arquivos

Categorias

O efeito Donin

Fábio Campana, no Estadinho

“Para quem tem vice como o Donin, não carece de Ferrerinha.” A observação é do deputado Dobrandino Gustavo da Silva, do PMDB, impressionado com a erosão da candidatura de Osmar Dias depois das revelações sobre a folha corrida do vice Derli Donin.

Foi devastador. Só em Curitiba, foram 110 mil eleitores que mudaram de lado. E essa é a grande novidade da pesquisa: a vantagem de Requião em Curitiba. A pesquisa flagrou a virada que colocou o governador na frente com 49% das intenções de voto contra 45% de Osmar Dias na capital.

Esse resultado contraria todas as expectativas do poleiro tucano e seus agregados. Tudo o que Beto Richa somou, Derli Donin detonou. Imaginem a irritação do prefeito em seu esforço.

Vejam a cronologia. Beto Richa anunciou apoio há duas semanas, numa quarta-feira, dia 4. Veio a primeira pesquisa Datafolha anunciando empate absoluto de 45 a 45, na sexta-feira, dia 6. Empate.

Cinco dias depois, no dia 11, o Ibope mostrou Requião um ponto na frente, mas Osmar Dias ainda tinha quatro pontos na frente em Curitiba. Na região metropolitana, Requião tinha 17 pontos de vantagem.

Ou seja, Requião ganhava nas franjas da cidade e perdia no miolo. Um dia depois do Ibope, Beto Richa avançou contra Requião, que não reagiu, apenas colocou no ar entrevistas de Richa que historiam a relação da Prefeitura com o Estado. Foi então que entrou em cena o caso Donin. E o que o Datafolha colheu em campo foi uma virada de Requião na capital. Saiu de 43 no Ibope do dia 11 para 49 no Datafolha do dia 17. Osmar Dias desceu a serra. Tinha 47 no Ibope do dia 11 e hoje tem 44%. Nessa mexida, 110 mil eleitores mudaram de opinião em Curitiba, que representa 17% dos votos do Paraná. Significa que Requião não cresceu apenas em cima dos indecisos, mas tirou votos de Osmar em Curitiba.

Como se vê, a observação de Dobrandino da Silva é correta. O efeito Donin sobre a candidatura de Osmar Dias anulou Beto Richa, anulou os ataques da banda de Osmar e determinou uma tendência difícil de reverter.