por 10:14 Sem categoria

Novo ramal da Ferroeste encurta distâncias da Lapa ao Porto de Paranaguá

Novo ramal da Ferroeste encurta distâncias da Lapa ao Porto de Paranaguá

A Ferroeste e a prefeitura da Lapa vão formalizar um "termo de cooperação técnica e operacional" destinado a identificar as potencialidades turísticas e econômicas do município que podem ser exploradas com a construção do futuro ramal ligando Guarapuava a Paranaguá.  "Este é o papel da Ferroeste", declarou o presidente da estatal, Samuel Gomes, "abrir portas para o desenvolvimento social e econômico em todas as regiões do Paraná". Por isso, acrescenta, o slogan da Ferroeste é "Logística para o desenvolvimento".

A reunião aconteceu na sede da companhia, em Curitiba, nessa terça-feira, 27, com a participação do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo da Lapa, Leandro Borges da Silveira, do secretário de Turismo, Marcio Assad, e do diretor de Fomento do município, Ricardo Rodrigues. A notícia da passagem do ramal ferroviário pela Lapa está sendo considerada "alvissareira" pelo secretariado do município. A Lapa, segundo os secretários, já possui know how no turismo ferroviário. "Somos pioneiros no país".

Reduzindo distâncias

O tempo de percurso entre a Lapa e Paranaguá, que atualmente dura 9 horas, com o novo ramal da Ferroeste, será drasticamente reduzido. "A Lapa estará a duas horas e meia de trem de Paranaguá", ressalta o presidente da estatal paranaense. "A proximidade temporal com o Porto", acrescenta, "tornará o município altamente atrativo" para novos investimentos, "especialmente na agroindústria", enfatiza.

Além de ter um traçado mais curto, o novo trecho da Serra do Mar, ligando a Lapa ao Porto de Paranaguá, será construído no mesmo padrão técnico de engenharia existente atualmente nas linhas da Ferroeste. São características que permitem a construção de curvas de raio mínimo de 312 metros e rampas com menor elevação – o que garante aos trens desenvolver maior velocidade no trecho da serra.

A decisão do Paraná e do Governo Federal de fazer passar a estrada de ferro pela Lapa, segundo o prefeito Paulo César Furiati, representa "uma das coisas mais importantes para a cidade nos últimos 50 anos". A redução no tempo de percurso até o Porto de Paranaguá, acentua, "é tão grande" que vai atrair muitas indústrias para o município. "Estamos felizes com a luta do Samuel Gomes e do governador Roberto Requião em favor do traçado mais correto, pela Lapa, fugindo dos lobbies e atendendo aos interesses públicos do Estado".

"Com a nova ferrovia, será possível ir de trem de Curitiba à Lapa em uma hora. É praticamente o mesmo tempo que se gasta de ônibus ou de automóvel", explica Samuel Gomes. A redução no tempo de viagem, numa ferrovia moderna, deve impulsionar o turismo, o comércio e os serviços na região. "Num futuro próximo, é perfeitamente possível pensar num veículo leve sobre trilhos que circule entre as cidades", concluiu Gomes.

Lactec

Os estudos de traçado e viabilidade econômica dos novos ramais da Ferroeste estão sendo conduzidos pelo Lactec (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento). O presidente do instituto, Luiz Malucelli Neto, disse que o Lactec, em parceria com a Ferroeste, "está debruçado na realização do projeto". Segundo ele, a obra "será importante para cumprir as metas de desenvolvimento do governo Roberto Requião", gerando emprego e renda ao setor produtivo paranaense. O instituto, concluiu, está preparado para executar qualquer parte do projeto. Pelo estudo da Ferroeste, o novo ramal sairá de Guarapuava em direção ao Porto, passando pela Lapa. 

A extensão da Ferroeste ao Porto de Paranaguá já está aprovada pelo Governo Federal desde agosto do ano passado. O trecho projetado, incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai resolver um gargalo logístico importante na malha ferroviária paranaense, ao fazer a ligação de Guarapuava a Engenheiro Bley, na Lapa, com a construção de um traçado totalmente novo. A obra da estatal paranaense é considera prioritária no Ministério dos Transportes.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com