Arquivos

Categorias

Nova gestão do turismo na Itaipu completa quatro anos

A nova gestão das visitas turísticas na Itaipu Binacional, feita pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), completou quatro anos neste dia 1º de junho. Neste período, foi atingida a marca de 1.325.386 turistas atendidos no Complexo Turístico Itaipu (CTI), em uma estrutura ampliada a cada ano por meio do sistema de cobrança das visitas.

Por ano, o CTI recebe cerca de 330 mil pessoas, número que não inclui as visitas institucionais e técnico-científicas, atendidas pela Assessoria de Comunicação Social, por meio da Divisão de Relações Públicas.

A nova gestão foi implementada para tornar a operação do turismo autossustentável na usina e garantir melhorias permanentes aos turistas que passam pela maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

O resultado foi positivo: por meio dos recursos arrecadados com a cobrança de ingressos foi possível investir na melhoria da qualidade da infraestrutura de atendimento e de serviços e nas ações do turismo.

A partir dessa nova gestão, muitas mudanças, que tornaram as visitas mais atraentes, foram implantadas, como a reforma do auditório do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), que ganhou qualidade de cinema, a produção do novo filme institucional, a nova comunicação visual, a logo 3D no Mirante do Vertedouro e a aquisição de cinco ônibus double deck para as visitas panorâmicas, além de outros seis veículos para as demais visitas turísticas.

“A qualidade do nosso atendimento é uma referência nacional. Temos recebido elogios de professores da área da turismo do Brasil e até de outros países e o índices de satisfação atestam esse trabalho”, disse o gerente do CTI e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu, Jaime Nascimento.

O CTI também permitiu a geração de mais trabalho em Foz do Iguaçu. Atualmente, o complexo mantém 120 empregos diretos, fator que também movimenta o turismo da região.

De acordo com o superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Gilmar Piolla, o modelo adotado, de gestão das visitas turísticas pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu, permitiu à Itaipu fazer uma gestão do turismo mais profissionalizada e mais conectada com o mercado.

“Implantamos um programa de treinamento permanente dos nossos monitores, formatamos produtos, como o Circuito Especial e a Visita Panorâmica, temos um relacionamento estreito com as agências de viagens e operadoras, com os taxistas e os guias de turismo, e pudemos investir mais em divulgação e promoção”, afirmou Piolla.

“Os recursos que antes eram aplicados para manter as visitas gratuitas passaram a ser investidos na melhoria da qualidade dos nossos atrativos e na projeção da imagem do Destino Iguaçu”.

Premiado – Em 2010, o Circuito Especial foi premiado como uma das melhores práticas do turismo no Brasil, pelo Ministério do Turismo. Também foi reconhecido com os prêmios de ‘Atração Turística Nacional de 2007’ e de ‘Os 10 Mais do Turismo’, em 2008, ambos concedidos pela revista Brasil Travel News.