Arquivos

Categorias

No primeiro programa de TV, quem citou Dilma foi Luciano Ducci


por Roger Pereira, no Vanguarda Política

O primeiro programa de televisão no horário eleitoral foi marcado por um fato inusitado. Enqaunto o candidato apoiado pelo PT, Gustavo Fruet (PDT) não citou o governo federal em nenhum momento, de seu programa, o prefeito Luciano Ducci (PSB) que disputa a eleição com o apoio dos três principais partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), PSDB, DEM e PPS, destacou a parceria com o governo federal e tratou Dilma como uma aliada.

Apresentar-se ao eleitor e contar sua trajetória foi a estratégia utilizada pelos principais candidatos à prefeitura de Curitiba no primeiro programa eleitoral na televisão.

Com menos da metade do tempo do prefeito Luciano Ducci (PSB), Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMDB) dedicaram praticamente todo o programa a contar desde sua infância até a carreira pública e o que já fizeram pela cidade nos cargos que ocuparam. Com pouco mais de 10 minutos, Ducci, além de apresentar-se, já conseguiu explorar sua participação no debate da Band e os números das últimas pesquisas.

Gustavo Fruet, que abriu o programa, contou sua história, mostrou a influência de seu pai, ex-prefeito Maurício Fruet na sua formação como homem público. O programa também contou a carreira de Fruet, como ex-vereador de Curitiba e deputado federal por dois mandatos, até ser o candidato ao Senado mais votado na capital. O programa pouco mostrou da aliança de Fruet com o PT, construída no ano passado como principal candidatura de oposição ao prefeito Ducci. Do PT, apareceram apenas imagens do candidato fazendo campanha com sua vice, Mirian Gonçalves (PT).

Outro que explorou sua história de vida e sua atuação como parlamentar foi Ratinho Júnior. O programa do candidato do PSC mostrou os projetos que o deputado licenciado apresentou na Câmara e trouxe depoimentos de ciadãos e pessoas de destaque na sociedade curiotibana que os apoiam.

Prefeito de Curitiba entre 1993 e 1996, Rafal Greca explorou bastante as obras de sua administração na época, segundo ele, as últimas grandes obras que a capital paranaense recebeu. O candidato foi o primeiro a utlizar seu principal padrinho político já no programa de estreia, dedicando boa parte de seu tempo a uma apresentação do candidato feita pelo senador Roberto Requião (PMDB). Greca também fez os primeiros ataques do programa eleitoral, criticando a prefeitura e o governo do Estado pelos investimentos para a Copa do Mundo e dizendo que não fará da prefeitura um trampolim (em referência ao governador Beto Richa – PSDB, que deixou a prefeitura no meio do mandato para disputar o governo em 2010).

Já o prefeito Luciano Ducci usou e abusou da imagem de Beto Richa (PSDB) seu antecessor e principal cabo eleitoral. A primeira imagem de seu programa já foi de Ducci ao lado do govenrador, que ainda mostrou um depoimento de Beto sobre sua trajetória e dizendo que “Ducci e só Ducci é o meu candidato”. Apesar de ser o candidato apoiado por PSDB, DEM e PPS, partidos dde oposição ao governo federal, Ducci, ao contrário de Fruet (o candidato apoiado pewlo PT) citou as parcerias que fez com o governo Dilma e disse que as manterá e ampliará se reeleitro.

Com cerca de um minuto cada, os candidatos Bruno Meirinho (PSOL), Avanilson Araújo (PSTU), Carlos Moraes (PRTB) e Alzimara Bacellar usaram o pouco tempo para apresentarem-se.