Arquivos

Categorias

No Japão, Cida discute parcerias para a área da saúde

 

Prevenção em saúde e investimentos em pesquisas foram os temas principais das reuniões da ex-governadora Cida Borghetti em Hyogo, no Japão, nesta terça-feira (12). Ela, que está no Japão desde quarta-feira (6) e já teve compromissos em três cidades, foi recebida no Hospital Público de Hyogo para Crianças, no Centro de pesquisas para Dinâmicos de Biosistemas da Riken e na seda da multinacional Sysmex Corporation, empresa especializada em diagnósticos in-vitro.

O objetivo dos encontros, segundo Cida Borghetti, foi identificar potenciais parcerias para aprimorar as pesquisas em saúde que podem ser estimuladas pela Organização Mundial da Família, Cida é embaixadora da organização.

“Durante toda minha trajetória política desenvolvi projetos para prevenção da saúde e agora como embaixadora sigo com essa missão”, disse “No Japão estou tendo a oportunidade de conhecer outras soluções e talvez ampliar as parcerias com o Estado do Paraná”, acrescentou.

Cida Borghetti é reconhecida como referência internacional em saúde preventiva e proteção às crianças. Ela é a autora da lei que institui o Dia de Combate ao Câncer no Paraná que depois foi adotado pelo país e dos Centros de Diagnóstico e Tratamento Avançado do Câncer de Mama.

Também, quando deputada federal, foi presidente da comissão que aprovou o Marco Legal da Primeira Infância, uma das leis mais avançadas de proteção às crianças de zero a seis anos.

No Hospital para Crianças, Cida conheceu entre os cinco centros médicos, o de tratamento para câncer pediátrico. O Hospital foi fundado em 1970, mesmo ano em que foi estabelecida a irmandade entre o Paraná e a província de Hyogo.

AMPLIAR A REDE- O vice-presidente executivo da Sysmex Corporation Takao Murakami e o diretor de marketing global, Kazuya Obe apresentaram para a ex-governadora os projetos de expansão da planta de São José dos Pinhais.

A intenção é trazer para o Brasil os conhecimentos de Life Science e Imunologia já aplicados nas subsidiárias internacionais. A fabrica do Paraná produz reagentes para os analisadores de hematologia e uroanálises, seguindo os critérios de qualidade certificados pelo ISO 9001, ISO 13485, ISO 14001, OHSAS 1800 e Boas Práticas de Fabricação da ANVISA.

“É um grande projeto que trará benefícios ao Paraná e ao Brasil e ampliará a rede de pesquisa”, garantiu Cida.

Na Riken, maior instituição do Japão para pesquisas de alta complexidade, a ex-governadora foi recebida pelo Diretor Taichi Sato e pelo pesquisador Atsushi Yamagishi que apresentaram os recentes estudos sobre ciências naturais, biologia do desenvolvimento e da neurociência e os projetos de dinâmicos de biossistemas.
Área de anexos

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.