Arquivos

Categorias

No Dona Doida Restobar, um pedacinho da Grécia vira o tempero da sua visita

A exposição fotográfica “Grécia das lendas, mitos e contrastes” é resultado das impressões trazidas pelo jornalista Odilon Araújo. Da visita a Atenas, às ilhas e às regiões de montanha pelo interior vieram os registros de um país que cultiva com orgulho sua história.

Um lugar que, apesar da crise financeira, ainda se destaca pela arquitetura que ergueu templos antigos, pelas paisagens únicas, pelo pôr do sol inconfundível – seja ele atrás das colinas de Atenas, seja no horizonte sobre o Mar Egeu.

Grécia das lendas, mitos e contrastes
Quando o sol desperta no horizonte em Atenas, ilumina primeiro as colunas do Partenon erguidas no alto da Acrópole. Templo clássico, símbolo da democracia na Grécia Antiga.

Em outros tempos, as colunas de arquitetura única se espalharam pelo território de rochas e montanhas. A marca de um lugar que foi palco de terríveis batalhas, que também foi palco da arte. Onde o povo, os reis enfrentavam longas jornadas para ir ao Oráculo, de Delfos.

A civilização que criou os jogos olímpicos, ergueu outros templos – únicos – para receber seus atletas.

Também criou lendas, que atravessaram os séculos, como a de Ícaro, o menino que queria voar. Como aquela de Teseu e o Minotauro.

A Atenas moderna dos nossos tempos é a capital de um país em dura crise econômica, onde a população protesta, sofre e luta, hoje com outras armas.
Mais ao sul, as ilhas mágicas parecem distantes de qualquer crise. Em Hydra, Mykonos, Paros, Santorini e muitas outras, a riqueza está diante dos olhos. E os encantos naturais embalam aromas, festas, amores.

SERVIÇO

Exposição fotográfica: Grécia das lendas, mitos e contrastes
Autor: Odilon Araújo (jornalista da RPC TV)
Abertura: 2 de agosto de 2012, às 20h30
Período: de 2 de agosto a 13 de setembro de 2012
Local: Dona Doida Restobar (Al. Princesa Izabel, 704, Mercês)
Entrada franca
Contato: Aline Tomaz (9946 9588 – 9694 5447)

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.