Arquivos

Categorias

No Congresso Fiep 2012, João Arruda anuncia projetos para qualificar e incentivar práticas esportivas no país

O Congresso Nacional vai discutir nos próximos meses dois projetos de leis para qualificar e incentivar as práticas esportivas no país. A informação é do deputado federal João Arruda (PMDB-PR) ao participar, neste sábado (14), da solenidade de abertura do 27º Congresso Internacional de Educação Física, o Fiep 2012, que prossegue até quarta-feira (18) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

As propostas, segundo o deputado, estão sendo elaboradas em conjunto com o CREF9/PR (Conselho Regional de Educação Física do Paraná) e CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). A primeira vai obrigar as prefeituras a contratar profissionais de educação física nas chamadas academias da saúde ao ar livre. A segunda vai criar a “Semana das Olimpíadas” nas escolas da rede pública do país.

As academias da saúde, também conhecidas como academias da terceira idade, estão cada vez mais presentes em todas nas cidades. “Precisamos avaliar a educação física como uma questão cultural do nosso país. Precisamos fazer com que todo brasileiro respeite o profissional de educação física”, disse João Arruda.

Conhecimento do esporte
Já a “Semana Olimpíca” vai criar uma espécie de cultura do esporte e garantir os legados para o país que serão criados com a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olimpícos de 2016. “Vai ser uma semana não de competição, não de jogos escolares, vai ser uma semana de reflexão sobre a importância das olimpíadas e do esporte nas nossas vidas”, adiantou o deputado.

“Não é só a quantidade de medalhas que podemos conquistar nas Olimpíadas, não é só como o Brasil vai se apresentar na Copa do Mundo, não é só os investimentos materiais que o poder público faz, mas também a questão cultural, é o resgate da cidadania”, disse. “Precisamos não só fazer o jovem praticar o esporte, mas entender o esporte e a história das olimpíadas”, completou o deputado.

João Arruda, que é vice-presidente da Frente de Apoio a Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, disse que o esporte é sim uma grande ferramenta de transformação social. “É uma grande política pública para tirar o jovem da rua, diminuir a criminalidade e reduzir a demanda de atendimento na área de saúde”.

LEIA MAIS